Russell aproveita volta final, puxa Hamilton e desbanca Verstappen no TL1 em Miami

Max Verstappen até colocou ordem na casa na Red Bull, mas foi surpreendido pela Mercedes de George Russell, que comandou o treino livre 1 da F1 em Miami

Se no Azerbaijão, Sergio Pérez ensaiou o que seria a promessa de uma rivalidade a ganhar corpo nas próximas etapas da temporada 2023 da fórmula 1, Max Verstappen tratou de pôr ‘os pingos nos is’ já no primeiro TL do final de semana da categoria em Miami, realizado nesta sexta-feira (5). E foi um verdadeiro massacre: mais de 1s de diferença sobre o mexicano.

O que nenhum dos dois esperava, no entanto, era que a Mercedes fosse dar o bote nos instantes finais. Depois de sofrer por boa parte do treino com um problema na direção do carro, George Russell conseguiu retornar à pista não apenas a tempo de registrar volta rápida, como também de ser o melhor da sessão, colocando 0s4 sobre o rival da Red Bull.

Lewis Hamilton veio no embalo e ficou com o segundo tempo, a 0s2 do companheiro de equipe, numa dobradinha inimaginável a menos de dez minutos do fim, quando a dupla vinha apenas em 18º e 19º. Quem mais se aproximou do duo de Brackley foi Charles Leclerc, com uma SF-23 repaginada e determinada a manter em Miami o progresso visto nas ruas de Baku. O monegasco foi 0s3 mais lento que Russell.

Verstappen, quem diria, terminou em quarto, mas ainda deixou no ar aquela sensação de que poderia ter feito mais e optou por poupar o carro — e também se poupar, uma vez que relatou alguns incômodos com o Hans na segunda metade da sessão. Carlos Sainz completou em quinto, com Pierre Gasly, Fernando Alonso, Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Esteban Ocon fechando os dez primeiros.

O segundo treino livre está marcado para logo mais, às 18h30 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 em Miami AO VIVO e EM TEMPO REAL.

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Max Verstappen foi surpreendido pela Mercedes no TL1 em Miami (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL1 de Miami:

O clima ‘praiano’ imperou durante o primeiro treino livre da Fórmula 1 em Miami, com os termômetros em 29°C, mas a sensação térmica batendo em 34°C. O calor já previsto, aliás, fez a Aston Martin levar para a etapa americana atualizações para melhorar a refrigeração do carro.

Mas esta não foi apenas a única mudança, pelo contrário. A longa reta de mais de 1 km do circuito construído em torno do Hard Rock Stadium — a casa do Miami Dolphins — exige uma configuração especial para otimizar o ganho de velocidade, e foi pensando nisso que a Ferrari decidiu providenciar o seu pacote de atualizações já para o primeiro GP a ser realizado na América do Norte, com asa dianteira, asa traseira e difusor modificados.

Já na escolha os pneus, a Pirelli optou para o final de semana por uma gama mais dura que a usada no Azerbaijão: C2, C3 e C4, e os pilotos escolheram os compostos médios e duros para as voltas iniciais da sessão 1. Fernando Alonso, por exemplo, puxou a fila calçado com os pneus faixa amarela. Todos os pilotos, a exceção de Alexander Albon, da Williams, partiram para a pista assim que os boxes foram liberados

O primeiro a abrir volta rápida, porém, foi Kevin Magnussen, também com compostos médios. O representante da Haas registrou 1min36s852, tempo ainda longe de dar alguma referência sobre o que poderia ser visto nos próximos minutos.

O seguinte a liderar a tabela de tempos foi Ocon, mas o tempo de 1min36s812 logo foi superado por Hülkenberg em 0s4. Hamilton, por sua vez, virou 1min34s527 em sua primeira tentativa de volta rápida e colocou a Mercedes na ponta.

Não demorou muito, porém, para Verstappen aparecer com a Red Bull na frente. O holandês cravou 1min34s054, também 0s4 melhor que a então volta mais mais rápida e passou para o primeiro posto.

As primeiras reclamações também não tardaram a aparecer, e o primeiro a chiar pelo rádio foi Russell, comunicando ao seu engenheiro que o carro estava vibrando muito na reta, dificultando a direção. O #63 chegou a perguntar se seria possível alguma mudança para já ou ao menos para o TL2, uma vez que o problema com a direção não estava permitindo nenhum aprendizado na pista. Ao ouvir a resposta negativa, o inglês recolheu para os boxes antes de registrar volta mais rápida.

Logan Sargeant também sinalizou problemas, dizendo pelo rádio que não conseguia mover a cabeça, mas o piloto da Williams foi até o fim e marcou 1min36s111 — tempo muito alto comparado ao líder, Verstappen, já rodando na casa de 1mins32s passados os primeiros dez minutos da sessão.

Pérez, por sua vez, assinalou 1min33s234, tempo que dava a ele o terceiro posto, logo à frente de Alonso, distantes 1s1 de Max. A dupla da Ferrari, Leclerc e Sainz, apareciam na sequência. Enquanto isso, Stroll era apenas o 12º com o outro Aston Martin.

O TL1 em Miami também viu mais uma rodada de Nyck De Vries, dando continuidade ao que aconteceu com certa frequência na última semana, em Baku. O piloto da AlphaTauri ainda ficou na mira dos comissários por uma possível direção perigosa ao tentar retornar para o treino, mas não houve investigação.

Com o relógio próximo dos 40 minutos para o final, Stroll pulou para sexto, mas antes perdeu completamente a freada ao final do retão no segundo setor e foi dar um passeio na área de escape. Quem precisou usar de técnicas de ‘rali’ foi Albon, após atacar a zebra com muita força e perder a traseira na curva 15. Por sorte, o representante da Williams conseguiu evitar a batida e, de quebra, ainda tirou o canadense da Aston Martin do sexto posto.

Hülkenberg causou bandeira vermelha do fim de semana em Miami (Foto: Reprodução/F1 TV)

No lado da Mercedes, enquanto Hamilton sustentava o quarto posto, Russell aguardava nos boxes alguma solução para o problema com a direção do seu W14. A equipe informou que o item de desenvolvimento usado no carro do britânico era muito pesado, correndo contra o tempo para trocar a peça e devolver o #63 à pista.

A 35 minutos do fim, Leclerc melhorava a sua volta e passava para o segundo lugar, a 0s652 de Verstappen — uma performance ainda discreta, comparado ao progresso que a Ferrari demonstrou na última semana, em Baku. Alonso, Hamilton, Pérez, Ocon, Oscar Piastri, Sainz, Albon e Stroll completavam o top-10 provisório do TL1.

Hülkenberg, então, resolveu não perder tempo e calçar logo os compostos macios, e o alemão virou 1min31s392 — 0s434 de Verstappen, ainda com o melhor tempo feito com a borracha mais dura. Na pista, Magnussen, Stroll e Sargeant também já arriscavam stints com os pneus de faixa vermelha.

Em seguida, a imagem recuperada mostrou Alonso também saltando sobre a zebra na curva 15, porém sem perder o controle do carro como visto com Albon. Menos de 30 minutos para o cronômetro zerar, Verstappen passou acima do tempo de Hülkenberg no primeiro setor, mas conseguiu ser o mais rápido no segundo trecho da pista. Ao acertar a parte final, o atual bicampeão da F1 colocou 0s3 sob o tempo do veterano da Haas, enquanto Pérez completou logo atrás em terceiro, 0s5 mais lento que o companheiro de equipe.

Enquanto o holandês informava o engenheiro de algum incômodo com o Hans, a transmissão cortava para um carro da Haas estampando o muro. A bandeira vermelha, então, foi acionada, e o replay mostrou o momento em que Hülkenberg deu uma ‘traseirada’ na saída da curva 3. Ao alemão, restou apenas os xingamentos pelo rádio por conta do erro.

A sessão recomeçou com 17 minutos para o final. Verstappen, então, tratou de começar a colocar ‘ordem na casa’, baixando a própria marca em mais de 0s5 só no setor 1. O ritmo se manteve no segundo trecho, embora tenha sido um pouco mais lento que na volta anterior, mas foi o bastante para virar 1min30s549, o primeiro a baixar de 1min31s, 0s843 mais rápido que o então segundo colocado, Hülkenberg.

Era um tempo e tanto, mas a Mercedes tratou de mostrar que não seria suficiente para garantir o topo da tabela de tempos. E nos minutos finais, Russell, que passou boa parte da sessão na garagem torcendo por reparos na direção do carro, surpreendeu ao marcar 1min30s125 e colocar o #63 na liderança. Hamilton ainda aproveitou o embalo e fechou a dobradinha da Mercedes, enquanto Verstappen ainda viu Leclerc terminar à sua frente.

F1 2023, Miami, Treino Livre 1, Resultado Final:

1G RUSSELLMercedes1:30.125 
2L HAMILTONMercedes1:30.337+0.212
3C LECLERCFerrari1:30.449+0.324
4M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:30.549+0.424
5C SAINZFerrari1:30.724+0.599
6P GASLYAlpine1:31.104+0.979
7F ALONSOAston Martin Mercedes1:31.231+1.106
8L STROLLAston Martin Mercedes1:31.337+1.212
9N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:31.392+1.267
10E OCONAlpine1:31.542+1.417
11S PÉREZRed Bull RBPT1:31.566+1.441
12O PIASTRIMcLaren Mercedes1:31.810+1.685
13K MAGNUSSENHaas Ferrari1:31.853+1.728
14V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:31.902+1.777
15A ALBONWilliams Mercedes1:31.903+1.778
16L NORRISMcLaren Mercedes1:31.997+1.872
17G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:32.134+2.009
18Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:32.169+2.044
19L SARGEANTWilliams Mercedes1:32.619+2.494
20N DE VRIESAlphaTauri RBPT1:34.637+4.512
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