Russell põe Mercedes na frente e lidera TL2 do GP da Emília-Romanha. Verstappen é 7º

Depois de uma sexta-feira historicamente ruim, a Mercedes conseguiu liderar uma atividade: o TL2 do sábado em Ímola. Bom para George Russell

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE CLASSIFICAÇÃO EM ÍMOLA | BRIEFING

Após um começo de fim de semana com classificação e clima chuvoso e frio, este sábado (23) amanheceu muito menos impiedoso com a Fórmula 1. Num cenário de clima próximo aos 20°C e com céu ensolarado, ainda que nublado, pilotos e equipes enfim tiveram uma atividade de pista seca para trabalhar. O segundo treino livre teve bastante movimentação na pista e terminou com George Russell no papel de líder.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril

Se a Mercedes entregou o pior treino de classificação em dez anos na sexta-feira, com a primeira ausência completa no Q3 desde 2012, viu Russell ser rápido na manhã do sábado. O valor desta liderança é relativo, uma vez que, como não há mais classificação pela frente no fim de semana, grande parte do trabalho no TL2 em etapas de corrida sprint é voltada ao trabalho de simulações longas. Mesmo assim, não dá para descartar que o inglês pisou forte.

Russell larga na 11ª colocação na corrida sprint, mas ao menos chega com alguma moral. Lewis Hamilton ficou 0s5 atrás do companheiro e na quarta colocação. Entre os dois Sergio Pérez foi o segundo, este o melhor com pneus médios, enquanto Leclerc foi terceiro. Fernando Alonso, Carlos Sainz, Max Verstappen – pole da corrida sprint -, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Guanyu Zhou fecharam o top-10.

A sessão contou basicamente com 17 pilotos. Isso porque Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo sequer foram à pista, uma vez que Alfa Romeo e McLaren passaram toda a atividade mexendo nos carros. Lando Norris até deu algumas voltas, mas logo foi sacado do treino após notar um problema no sistema de freios.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Emília-Romanha AO VIVO E EM TEMPO REAL. Logo mais, às 11h30 [de Brasília, GMT-3], a F1 disputa a primeira corrida sprint da temporada.

Charles Leclerc ao longo do TL2 em Ímola: monegasco lidera a F1 (Foto: Ferrari)

Confira como foi o TL2:

Finalmente, um cenário de normalidade! Depois de um dia caótico do ponto de vista climático e uma classificação de quase duas horas de duração e cinco bandeiras vermelhas, a Fórmula 1 chegou para o segundo treino livre na hora certa, com asfalto seco e clima próximo aos 20°C – o dobro de um dia antes. O que se apresentava, assim, era a possibilidade de testar o carro e os pneus slicks com mais liberdade.

O primeiro piloto a aparecer na pista foi Lance Stroll, com pneus médios, e abrindo um portal que trouxe à cena o companheiro Sebastian Vettel, a dupla de pilotos da Mercedes e Guanyu Zhou. Estava evidente que a pista encheria.

Enquanto uma fila de pilotos ia se formando para entrar no traçado, a transmissão oficial de TV da F1 mostrava os mecânicos da Alfa Romeo mexendo num carro desmontado. Era o de Valtteri Bottas, que aparecia de jaqueta e sem a menor pinta de que entraria na pista em qualquer momento próximo. Além do finlandês, a McLaren anunciou que investigava um problema no carro de Daniel Ricciardo que atrasaria o começo da participação dele no TL2. Ainda completava que esperava terminar antes do final da atividade. Diferente dos dois, Carlos Sainz estava recuperado do acidente da sexta-feira e ia para a pista.

Com a maioria testando os pneus médios, a Red Bull resolveu sair à pista com os macios logo de cara. Sergio Pérez anotou o primeiro tempo, 1min19s815, e deixou Max Verstappen atrás, em segundo. Alexander Albon, Pierre Gasly, Nicholas Latifi e Lando Norris também apareciam de macios. Já Charles Leclerc tinha pneus médios e andava em voltas quase 2s mais lentas. Estava em simulações de corrida.

O dia, que já estava complicado para a McLaren, piorou ainda mais. Após uma sequência de voltas com pneus macios, a equipe avisou que notou um problema um problema com o sistema de freios de Norris e precisaria averiguar. Assim, a equipe colocou os dois carros na garagem para fazer investigações.

Entre muita gente variando entre os pneus vermelhos e médios, Yuki Tsunoda era o único investindo na borracha de faixa branca, característica dos compostos duros. Com exceção da Mercedes, todos os outros pilotos participavam de simulações mais longas.

Sergio Pérez andou bem no TL2 em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

Nos instantes anteriores ao relógio apontar a metade da sessão, George Russell assumiu a primeira colocação para a Mercedes. Na marca de meio TL2, Russell tinha Pérez, Lewis Hamilton, Verstappen, Tsunoda, Albon, Gasly, Sainz, Zhou e Leclerc no top-10.

A falta de desejo de buscar tempo de volta não é estranho. Como este último treino livre dos fins de semana de corrida sprint acontecem depois da classificação e apenas com duas provas pelo caminho, os trabalhos tendem mesmo a ser voltados para stints mais longos.

Depois das simulações mais longas, silêncio na pista para entender a resposta dos carros. Com 20 minutos para o fim, pouca coisa acontecia até a Ferrar devolver Leclerc com um carro um pouco mais leve. De cara, o piloto da Ferrari pulou para a segunda colocação geral. Em seguida, de médios, Pérez voltou ao segundo lugar. Até essas mudanças na frente eram tímidas, com carros que visivelmente não estavam no limite.

Já quinto colocado, Fernando Alonso aparecia com o melhor primeiro setor da sessão. O bicampeão também larga no quinto posto na corrida sprint, então se colocava cada vez mais como um nome a se avaliar para o restante do fim de semana.

Menos de dez minutos para o fim e nada de Bottas, Ricciardo ou Norris. O inglês até conseguiu sair com dois minutos para o fim e dar somente uma volta de instalação. Enquanto isso, Russell recolhia para os boxes: se fosse para liderar, seria mesmo com a volta que já tinha. E foi.

F1 2022, GP da Emília-Romanha, Ímola, TL2:

1G RUSSELLMercedes1:19.457 32
2S PÉREZRed Bull RBPT1:19.538+0.08133
3C LECLERCFerrari1:19.740+0.28335
4L HAMILTONMercedes1:19.992+0.53534
5F ALONSOAlpine1:20.174+0.71729
6C SAINZFerrari1:20.258+0.80131
7M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:20.371+0.91436
8Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:20.381+0.92435
9P GASLYAlphaTauri RBPT1:20.439+0.98237
10G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:20.498+1.04132
11A ALBONWilliams Mercedes1:20.591+1.13434
12K MAGNUSSENHaas Ferrari1:20.740+1.28330
13M SCHUMACHERHaas Ferrari1:20.977+1.52029
14L STROLLAston Martin Mercedes1:21.149+1.69238
15S VETTELAston Martin Mercedes1:21.155+1.69838
16E OCONAlpine1:21.179+1.72230
17N LATIFIWilliams Mercedes1:21.263+1.80631
18L NORRISMcLaren Mercedes1:23.821+4.3646
19D RICCIARDOMcLaren Mercedes  
20V BOTTASAlfa Romeo Ferrari  
SUSTENTABILIDADE PODE SER MOTIVO DE TRETA ENTRE FÓRMULA 1 E FÓRMULA E NO FUTURO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.