Grosjean festeja “ótimo dia” com quinto lugar no grid em Suzuka e Q3 de apenas uma volta: “Adorei”

Romain Grosjean igualou o melhor grid da Haas na temporada e vai abrir o GP do Japão na terceira fila. O franco-suíço destacou o ótimo rendimento do carro, o que lhe permitiu fazer a melhor volta no Q2 com pneus macios e ficar a menos de 0s3 de Kimi Räikkönen no Q3

O problema no motor de Daniel Ricciardo no Q2 e o erro estratégico que fez Sebastian Vettel ficar de fora da briga pelas primeiras posições no segmento final da classificação do GP do Japão, neste sábado (6), proporcionou uma interessante briga pela quinta posição do grid, ao invés do habitual sétimo lugar relegado ao ‘melhor do resto’. Desta vez, quem levou a melhor foi Romain Grosjean, que conseguiu encaixar grande performance com o carro da Haas.
 
A performance do franco-suíço foi tão boa que permitiu à escuderia de Kannapolis arriscar e fazer sua tentativa de volta rápida no Q2 com os pneus macios. A tática deu certo e permitiu ao piloto adotar uma estratégia de pneus mais favorável na corrida em Suzuka.
 
No Q3, Grosjean marcou 1min29s761 como melhor tempo e ficou a menos de 0s3 do quarto colocado no grid, Kimi Räikkönen, além de superar o sexto melhor posicionado, Brendon Hartley, por 0s262. Restou a Romain festejar muito o sábado bastante positivo. “É um ótimo dia”.
Romain Grosjean viveu um grande dia com a Haas neste sábado em Suzuka (Foto: Haas)

“Estou muito feliz com as mudanças que nós fizemos a partir do terceiro treino livre para a classificação e me sentir de volta ao carro. E com a forma como ele se comportou na classificação, tivemos a coragem de colocar os pneus macios no Q2 e tentar passar por ele, e conseguimos”, destacou.

 
Grosjean lembrou que só teve uma tentativa de volta rápida na fase final da classificação e teve de correr riscos por conta da chuva que veio com força pouco depois. “Q3 com uma volta: eu adorei! Você sabe que a chuva está chegando e tem de encaixar tudo. Prefiro essa sensação. Fiz uma ótima volta”, festejou o piloto, feliz por ter conseguido ficar bem perto de um dos carros da Ferrari.
 
“Olhei depois e estava a apenas 0s2 do Kimi”, destacou.
 
Para domingo, Grosjean se mostra confiante com o que vai poder fazer, até considerando a tática de pneus que vai adotar para o GP do Japão. 
 
“Estamos numa ótima posição para largar na corrida. Partindo com os macios, vai ser uma boa vantagem perante os supermacios, especialmente com as altas temperaturas amanhã. Vamos fazer o nosso melhor e ver, no fim das contas, onde vamos estar”, concluiu.

A largada do GP do Japão está marcada para 2h10 (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.