GUIA 2025: McLaren retoma grandeza, mas agora briga por Mundial de Pilotos é obrigação

É verdade que a temporada 2024 mostrou a McLaren pronta para os maiores saltos na F1. O título de Construtores foi a retomada de uma grandeza há muito perdida. Agora, porém, é hora do outro caneco ao menos ser visto de perto

Navegar pelos meandres da temporada 2024 não foi como desfilar por campos de lírios por 12 meses para a McLaren. Mesmo com o retorno à briga efetiva pelo topo da Fórmula 1 após tanto tempo. Nem mesmo o fato da equipe inglesa conquistar o título do Mundial de Construtores e dar fim a uma seca que durava desesperadores 25 anos fez com que a McLaren recebesse apenas elogios. O nível mudou e a pedida também. É hora de avançar.

Mas o que significa avançar? É evidente. Após o título de Construtores, o que se pede é ao menos a briga de verdade pelo caneco de Pilotos. A McLaren chegou a vislumbrar um mundo onde isso aconteceria em 2024, conforme a Red Bull começou a sofrer mais e a realidade no mundo papaia era distinto. No Brasil, sobretudo após o domínio na corrida sprint e a punição de Max Verstappen para a prova principal. Mas a realidade se impôs.

De qualquer maneira, a luta pelo título de Pilotos caiu no colo de uma equipe que aceitou a entreter a ideia de que seria capaz. Mesmo enquanto crescia, negava. O objetivo era outro; não era tempo para tão lascivo desejo; as vitórias chegam aos poucos. Algo que fica marcado, porém, sempre que uma entidade ou um atleta tem condições de vencer é que nunca se sabe quando as chances aparecerão novamente.

LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Red Bull tenta esquecer tormenta e tem Verstappen como norte rumo à calmaria
+ GUIA 2025: Lawson chega à Red Bull sob pressão e liga ‘modo sobrevivência’

GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid

Lando Norris espera estar pronto para disputas com Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

A McLaren certamente não podia imaginar, em 1998, que o próximo título de Construtores viria somente 1/4 de século mais tarde. Da mesma maneira como seria impossível prever, quando Lewis Hamilton levou para casa o título de 2008, que a McLaren passaria tanto tempo longe das glórias. E que não seria só uma seca, mas uma queda vertiginosa no tamanho da equipe e nos planos para o futuro. Demorou muito para recuperar o caminho do sucesso, então é preciso capitalizar o mais rápido possível antes que a oportunidade se vá até quando ninguém sabe.

A equipe sabe disso. Lando Norris e Oscar Piastri já falaram, bem como o CEO Zak Brown. Não há mais esconderijo, até porque os testes de pré-temporada mostraram que a equipe de Woking começa 2025 com vantagens claras frente às rivais, algo que há 1 ano era inimaginável. E com outro conjunto de regras apontando pela frente já no ano que vem, o que será da ordem de forças é um mistério. É hora de mostrar ser capaz de dar um próximo passo.

Sobretudo Norris, piloto mais experiente e que esteve na corrida pelo caneco por tempo limitado, é necessário ter coragem. Mais do que a coragem para brigar volta a volta com Verstappen, coisa que até mostrou vez ou outra, precisa da coragem para acreditar que pode brigar, algo que nunca mostrou. A confiança vale mais que barra de ouro no mundo do esporte, e alguém que não se vê campeão jamais vai bater de frente com quem o é. Norris tem de resolver uma questão própria muito mais de personalidade que outra coisa.

“Estou animado para entrar em 2025 sabendo que aprendi muito, melhorei muito e estou pronto para lutar contra todos. Confiança é algo com que sofri no passado. E provavelmente eu só adquiri essa confiança na última temporada. Agora posso dizer que sou bom o suficiente para brigar pelo título” admitiu no começo do ano. A confiança de Norris é grande chave para saber até onde vai a McLaren na briga pelo Mundial de Pilotos.

Chegou a hora da McLaren avançar? (Foto: McLaren)

LEIA MAIS
GUIA 2025: “A chance de entrar na F1 só passa uma vez”: Bortoleto dá pontapé inicial em sonho
GUIA 2025: Norris tem McLaren soberana nas mãos para provar que aprendeu com derrota
GUIA 2025: Piastri encara dúvidas e vive ano crucial para deixar de ser coadjuvante

Claro que Piastri também tem o carro e é um talento, mas, por tudo que mostrou no ano passado, ainda não tem cacife para brigar pelo título. E vai saber se esse dia vai chegar, mas para deixar essa impressão para trás em 2025 será necessária uma evolução franca. Ao menos de saída, está alguns passos atrás.

“Espero que sim [sobre brigar pelos dois títulos], com certeza”, disse Norris. “Após o ano passado, acho que não temos desculpas. No passado, tivemos algumas, mas foram desculpas verdadeiras e honestas. Neste ano, não temos nada para nos escondermos atrás. Provamos no ano passado que temos tudo que precisamos para lutar no topo e sermos os melhores”, destacou.

“Se não estivermos nesse ponto no início da temporada, simplesmente não somos bons o suficiente. Mas certamente não é como estamos pensando, não é nossa mentalidade. Terminamos a temporada e, assim que isso aconteceu, a seguinte já começou. Para todos nas fábricas, dando um carro com o qual podemos competir… Muito da F1 é sobre ter um carro que consiga competir”, salientou.

A McLaren terá de entender como lidar com os dois pilotos caso o caldo comece a entornar e ambos de fato entrem na briga pelo caneco. Mas isso é tarefa para Andrea Stella, Zak Brown e seus pares. Como coletivo, o que precisam é entregar uma briga autêntica pelos dois títulos, algo que faltou ano passado. É fundamental para que o time volte a ser considerado de corpo inteiro como um dos favoritos ano após ano, regulamento após regulamento, e não como uma maravilha de ano atípico.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!