Haas admite que VF-22 vai chegar aos testes “um pouco diferente” do lançamento

Guenther Steiner e Simone Resta, respectivamente chefe e diretor-técnico da Haas, deixaram claro que o novo carro é diferente do que o público viu

HAAS APRESENTA PINTURA DO VF-22, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA F1 | React

A Haas aproveitou a manhã desta sexta-feira (4) para se tornar a primeira equipe a apresentar o carro para a temporada 2022 da Fórmula 1. O VF-22 foi lançado por meio de imagens virtuais na qual estava a pintura, inclusive muito semelhante ao ano passado. É o novo carro, mas não é completo. A equipe admitiu que o bólido que irá à pista para os testes coletivos de pré-temporada será diferente.

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O chefe Guenther Steiner foi o primeiro a não tentar guardar segredos quanto às mudanças. O que ele disse, entretanto, é que o carro que o plano é mandar para a abertura da temporada o carro que irá à pista nos testes. Atualizações apenas mais tarde.

“O quão diferente será em Barcelona? Todos vão ver em duas semanas. Será um pouco diferente, claro. Não estamos dizendo que será exatamente igual. Há um estágio de desenvolvimento e não queremos definir agora, mas a direção é essa. Não temos muitas mudanças programadas, ao menos por enquanto, entre o teste e a corrida”, disse ao site inglês The Race.

O diretor-técnico Simone Resta foi mais longe: não sabe se as rivais farão mistério com os carros, mas sabe que o VF-22 está um tanto quanto preservado.

Haas vem diferente disso para a pré-temporada (Foto: Haas)

“Devo confessar que nem sequer sei quando as outras equipes vão lançar seus carros. Do nosso lado, haverá uma melhoria aqui e outra acolá, então o carro será marginalmente diferente. Temos visto melhora no desempenho a cada teste, então espero que essa tendência continue por algum tempo e que, aí, possamos avançar para a temporada assim”, falou.

“Claro que, em duas semanas, será bom ver todos os carros juntos, no primeiro dia em Barcelona. Sei que veremos muitas ideias diferentes e reflexões sobre como fazer o carro evoluir em diferentes direções”, apontou.

De acordo com Resta, apesar de partes padronizadas que dificultam o trabalho de diferenciação entre si das equipes, o modelo de carro entregue pela F1 para o novo bólido é “bem diferente” daqueles que vão aparecer, de fato, na pista.

“Os projetistas têm liberdade inferior com as novas regras técnicas na comparação com o passo. Avaliando os carros todos pintados da mesma forma, provavelmente vai dar para ver menos diferenças que em outros momentos. Ainda assim, há muito potencial para formatar mudanças, em algumas áreas mais que outras”, opinou.

“Da maneira como as regras são, é provavelmente justo dizer que há muito potencial nos detalhes. Mesmo que não pareçam dramaticamente diferentes entre si, os carros, há muito potencial para melhorá-los e tirar desempenho”, finalizou.

Os testes coletivos de pré-temporada começam com uma sessão entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em Barcelona. A última sessão acontece no Bahrein, entre 10 e 12, uma semana antes de Sakhir receber a abertura do campeonato.

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