Haas crê que “seria impossível” entrar no grid se quisesse estrear na F1 atualmente

Para Guenther Steiner, chefe da Haas, a Fórmula 1 mudou nos últimos anos a ponto de inviabilizar uma equipe a começar um projeto do zero na categoria

Em meio à repulsa das equipes de aprovarem a presença Andretti no grid da Fórmula 1 a partir de 2026, Guenther Steiner, chefe da Haas, afirmou que se quisesse estrear na principal categoria do esporte a motor atualmente, seria impossível fazer isso com uma estrutura própria — como aconteceu em 2016. De acordo com o dirigente, as mudanças que aconteceram na F1 inviabilizaram o começo de um projeto do zero.

A Haas viveu em 2016 um cenário parecido com o que a Andretti deseja protagonizar. Naquela temporada o time americano se tornou a 11ª equipe da F1, quando iniciou um projeto totalmente novo. Contudo, Steiner reconheceu que, atualmente, é quase impossível viabilizar um plano ambicioso como esse e sugeriu à Andretti seguir um caminho similar ao da Audi e comprar a operação de uma das equipes existentes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Haas afirmou que não entraria na F1 atualmente com um projeto do zero (Foto: Haas F1 Team)

“Não seria possível [a Haas entrar na F1 atualmente]. O esporte mudou muito. Se optasse por começar com equipe própria neste momento, não entraria. O Grupo Volkswagen é muito forte. Correram muito tempo, venceram Le Mans não sei quantas vezes. Eles conhecem o esporte quando decidiram não formar uma nova equipe, decidiram comprar uma”, afirmou o chefe da Haas.

“É muito difícil colocar isso [equipe própria] em prática. E isso também é um risco. Se você aprovar uma 11ª equipe e eles não conseguirem, o que isso faz com esse esporte? Porque sempre pensamos: ‘Ah, com certeza será um sucesso.’ Mas pode ser um fracasso também”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Logo mais, o TL2 está marcado para as 11h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.