Schumacher soube de demissão da Haas só horas antes do anúncio e por diretor da Ferrari

Chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner disse que demorou para chegar à decisão de substituir Mick Schumacher. E também aproveitou para responder às críticas do tio do piloto, Ralf

Mick Schumacher encerrou sua trajetória na Haas — e, por ora, na Fórmula 1 — no GP de Abu Dhabi. Nico Hülkenberg é quem estará de volta à categoria no ano que vem, ocupando a vaga do alemão. A decisão da equipe americana já era bastante especulada no paddock em Interlagos, e o próprio chefe Guenther Steiner entende que o jovem piloto já fazia ideia do que aconteceria.

Mick soube apenas horas antes sobre a decisão do time, quando Hülkenberg já havia assinado o contrato. Quem deu a notícia, inclusive, foi Laurent Mekies, diretor-esportivo da Ferrari. De qualquer forma, Steiner revela que ele reagiu de forma “muito madura” a respeito.

 “Claro que ele suspeitou de algo, ele não vive no ‘mundo da lua’. Mas não é como se soubéssemos há três meses e não contamos a ele. Passamos muito tempo procurando o que era melhor para nós e demoramos. Isso não foi procrastinação”, disse ele.

“Esta será minha a minha última corrida com a Haas”, começou Schumacher em comunicado divulgado em suas redes sociais, após o comunicado. “Não quero esconder o fato de que estou muito desapontado com a decisão de não renovar nosso contrato. Mas quero agradecer tanto à Haas quanto à Ferrari por me darem esta oportunidade”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Schumacher encerrou a temporada 2022 com 12 pontos, 13 a menos do que Kevin Magnussen (Foto: Haas F1 Team)

Ainda assim, segundo informações do jornal alemão Sport Bild, a relação entre os dois não é das melhores. O #47 sequer deu suas últimas declarações oficiais pela equipe após anúncio do fim da parceria. Outro ponto polêmico entre as partes foi quando o tio de Mick, Ralf Schumacher, fez duras críticas a Steiner.

“Ele está tentando provocar uma briga pública, mas não estou interessado nisso. Eu faço o que faço, ele pode falar o que quiser. Não estou interessado em responder porque não estou me promovendo. Minha decisão [em relação ao Mick] não foi influenciada pelo comportamento de Ralf”, acrescentou.

No início do ano, a Haas surpreendeu ao marcar pontos em três das quatro primeiras etapas do calendário — todos com Kevin Magnussen. De Miami em diante, no entanto, a equipe entrou numa montanha-russa de desempenho, voltando à zona de pontuação apenas na Inglaterra, dessa vez também com Schumacher. A falta de consistência faz o time ser apenas o oitavo no Mundial de Construtores, à frente apenas de AlphaTauri e Williams.

Schumacher deixa a Fórmula 1 após dois anos, com 12 pontos conquistados (na Inglaterra e Áustria). Com o grid da F1 2023 já definido, seu nome é bastante relacionado a uma possível vaga de piloto reserva da Mercedes na próxima temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.