Hamilton dá troco em Rosberg e lidera TL2 com folga na Bélgica em novo domínio da Mercedes. Massa é 4º
Lewis Hamilton deu o troco no colega Nico Rosberg e cavou o melhor tempo da sexta-feira (22) em Spa-Francorchamps no segundo treino livre, dominado novamente pela Mercedes. Fernando Alonso repetiu o desempenho na manhã e voltou a colocar a Ferrari na primeira colocação. Felipe Massa melhorou em relação ao TL1 e terminou o dia em quarto com a Williams
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O segundo treino livre da F1 na Bélgica viu os mesmos personagens no comando. Assim como acontecera pela manhã, a Mercedes novamente determinou o ritmo à tarde e colocou sem grandes problemas — também como tem feito ao longo do ano, diga-se — seus dois pilotos na ponta da tabela. Desta vez, entretanto, foi o nome de Lewis Hamilton que apareceu na frente. O inglês deu o troco no colega Nico Rosberg e impôs uma diferente de 0s6 para o alemão.
Curiosamente, Fernando Alonso de novo foi quem mais se aproximou da dupla prateada. O espanhol da Ferrari andou na mesma casa de 1min49s nos dois colegas de equipe e deu a entender que a equipe italiana pode ter uma posição de destaque na pista belga neste fim de semana.
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A Williams foi melhor à tarde. Embora longe da performance do top-3, Felipe Massa terminou o dia em quarto, à frente de Jenson Button. Valtteri Bottas foi o sexto, seguido por Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg.
O frio não deu trégua e também se fez presente na segunda sessão desta sexta-feira (22) em Spa-Francorchamps. Ameaçadoras nuvens escuras ainda surgiram no céu da pista belga logo após o almoço, mas, nem por isso, os pilotos saíram com pressa dos boxes. Os primeiros minutos da atividade vespertina foram de calmaria e silêncio. Ao menos nos boxes.
Antes do treino, porém, a F1 acompanhou o retorno de Max Chilton ao cockpit da Marussia — as circunstâncias mudaram por lá e Alexander Rossi viu a chance de estrear na F1 ser adiada. Minutos antes da sessão, a Red Bull informou também que, devido a um problema elétrico no motor, Sebastian Vettel estava fora do treino.
E Kevin Magnussen, Jenson Button e Pastor Maldonado foram os responsáveis por finalmente abrir os trabalhos. O dinamarquês, assim como fez pela manhã, logo se colocou à frente, com 1min52s677. Button veio logo atrás. Maldonado tentava o mesmo, mas acabou provocando uma precoce bandeira vermelha.
Na entrada da curva 10, a Pouhon, o piloto da Lotus colocou as rodas na grama e perdeu o controle do carro, batendo forte no muro. Pastor saiu ileso do acidente, mas os fiscais tiveram de trabalhar muito para reparar os estragos — os mecânicos da equipe de Enstone também tiveram muito que fazer mais tarde. Assim, o treino só pôde continuar cerca de dez minutos depois. E aí todo mundo voltou à pista. Button era quem puxava a fila.
O inglês da McLaren logo se colocou na ponta, mas ainda andando na casa de 1min52s. Magnussen e Adrian Sutil completavam o top-3 inicial. Aí Felipe Massa apareceu na frente, já com 1min52s214. Ficou pouco tempo. Em seguida, a Mercedes mandou seus dois pilotos ao trabalho. E Lewis Hamilton saltou para o primeiro lugar, com 1min51s989. Ainda com pneus médios.
Fernando Alonso tirou o inglês do topo na sequência, ao passar pela linha de chegada quase três décimos melhor. Hamilton daria o troco em seguida. O britânico alcançaria 1min51s276 para voltar à liderança. Enquanto isso, Daniel Ricciardo saía da pista na Les Combes. Não foi o único.
Um minuto depois Esteban Gutiérrez provocou a segunda bandeira vermelha da sessão. O mexicano da Sauber escapou na Blanchimont, rodou e se viu parado em volto a uma fumaça branca. Pelo rádio, o jovem piloto disse que o incidente foi causado por uma falha de câmbio. A paralisação foi curta. Pouco antes, Daniil Kvyat escapara na La Source, mas sem grandes danos.
Quando a sessão foi retomada, a McLaren tratou logo de mandar seus dois pilotos para a pista já com pneus macios. A Force India fez o mesmo com Sergio Pérez. O resultado foi imediato. Magnussen surgiu em primeiro com 1min51s074, mas foi logo superado por Button, que virou 1min50s659.
Só que aí Rosberg e Hamilton também decidiram andar com os pneus macios. O alemão conseguiu uma marca impressionante: 1min49s793. Mas Hamilton fez ainda melhor ao cravar 1min49s189.
Aí Alonso pulou para terceiro na sequência, também já na casa de 1min49s930 com os macios. Felipe Massa também veio bem e colocou a Williams em quarto, com 1min50s327. Button, Bottas, Kvyat, Magnussen, Nico Hülkenberg e Jean-Éric Vergne completavam o top-10 de momento.
Enquanto isso, a Ferrari encara um novo drama nas garagens. Uma falha de ignição no carro de Kimi Räikkönen obrigou o time a manter a F14T #7 no estaleiro. O finlandês tinha apenas o 16º tempo.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg já iniciavam a simulação de corrida com os pneus macios. Outro que também se dedicou a fazer quilometragem foi o novato Andre Lotterer. O alemão já tinha 23 voltas completadas nos primeiros 60 minutos. O tricampeão das 24 Horas de Le Mans também mostrou bom desempenho, andando já no ritmo do colega Marcus Ericsson.
Como de costume, o treino entrou no momento, com pouco menos de 20 minutos para o fim, em que todo mundo decide andar em ritmo de corrida, avaliando os dois tipos de pneus e o acerto com tanque cheio. Também é o momento em que a tabela vê poucas mudanças.
Os dois líderes do Mundial começaram a andar na casa de 1min54s com os compostos macios, a avaliação dos médios foi feita já na parte final do treino. E Felipe Massa virava quase no mesmo ritmo dos dois ponteiros.
E assim foi até o fim da atividade. Agora, os pilotos retornam à pista belga neste sábado (22), para mais um treino livre e a classificação, marcada para às 9h, de Brasília.
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F1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, Treino livre 2:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:49.189 | 26 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:49.793 | +0.604 | 28 |
3 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:49.930 | +0.741 | 19 |
4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:50.327 | +1.138 | 24 |
5 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:50.659 | +1.470 | 31 |
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:50.677 | +1.488 | 26 |
7 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:50.725 | +1.536 | 25 |
8 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:50.977 | +1.788 | 16 |
9 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:51.074 | +1.885 | 31 |
10 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:51.077 | +1.888 | 26 |
11 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:51.383 | +2.194 | 26 |
12 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:51.450 | +2.261 | 29 |
13 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:51.573 | +2.384 | 28 |
14 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:52.196 | +3.007 | 25 |
15 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:52.234 | +3.045 | 18 |
16 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:52.776 | +3.587 | 23 |
17 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:53.955 | +4.766 | 7 |
18 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:54.040 | +4.851 | 18 |
19 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:54.050 | +4.861 | 30 |
20 | 45 | ANDRE LOTTERER | ALE | CATERHAM RENAULT | 1:54.093 | +4.904 | 24 |
21 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 2 | ||
22 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | |||
TEMPO 107% | TL2 | 1:56.832 | +7.643 | ||||
RECORDE | MARK WEBBER | AUS | RED BULL RENAULT RB6 | 1:45.778 | 28/08/2010 | ||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB5 | 1:47.263 | 30/08/2009 |