Marko descarta “super time” na Red Bull, mas avisa: “Imagino com Norris, não com Hamilton”

Helmut Marko apontou que hierarquia é fundamental para funcionamento da Red Bull, e por isso, time não vai buscar piloto de alto calibre para parceria com Max Verstappen. Porém, afirmou em cenário hipotético que imaginaria Lando Norris junto do campeão

A Red Bull caminha para ter a temporada mais dominante de qualquer equipe na história da Fórmula 1. Porém, ao mesmo tempo, a discrepância de desempenhos da dupla de pilotos é alvo de críticas dos fãs. O holandês Max Verstappen abriu uma vantagem de 125 pontos em cima do companheiro Sergio Pérez após 12 etapas disputadas até aqui.

Consultor da Red Bull, Helmut Marko foi perguntado sobre o tema pelo site da revista alemã Motorsport Magazin. Os nomes de Lewis Hamilton, Lando Norris e Charles Leclerc foram colocados como possíveis novos parceiros de Max. Marko tratou de responder o cenário hipotético.

“Com Norris, eu poderia imaginar. Com Hamilton, tenho dificuldades em pensar”, afirmou. “Certamente seria ideal para audiência, televisão e jornalistas, mas não seria para a liderança e o sucesso. Nós, como time, queremos vencer o Mundial”, seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen está muito na frente no GP da Bélgica (Foto: AFP)

Pérez está na Red Bull desde 2021 e venceu 5 corridas desde então. Para efeito de comparação, Verstappen venceu 35. Marko crê que a hierarquia estabelecida pelos níveis diferentes de cada piloto é melhor para o funcionamento da equipe do que um caso de concorrência interna.

“É melhor se você tem uma certa hierarquia onde está claro quem é quem. Não digo ‘primeiro piloto’, mas alguém que é claramente mais rápido. Em princípio, nunca estabelecemos ordem, mas todo o time, atmosfera e competitividade não podem sofrer. Se você tem duas estrelas, podemos olhar para o passado. Senna e Prost não se deram bem. Eles pensavam apenas em si e o time estava em segundo plano”, seguiu.

“Com dois pilotos que respeitam o outro e respeitam o interesse do time, mas deve haver uma relação correspondente. E isso não seria possível com todas as combinações que ouvimos”, concluiu.

Fórmula 1 entra nas tradicionais férias de verão na Europa e retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.