Honda diz que “trabalho incansável” gerou título de Verstappen na Fórmula 1 2021

Depois de três anos de parceria, a Honda finalmente conseguiu um título com a Red Bull, mas a partir do próximo campeonato não vai oficialmente fazer parte do grid da Fórmula 1

A Honda voltou à Fórmula 1 em 2015, com a McLaren, mas só voltou a andar em carros prontos para vencer em 2019, quando fechou com Red Bull e Toro Rosso — atualmente AlphaTauri. Em 2021, veio a consagração, com o título mundial obtido por Max Verstappen.

Com a Red Bull, a montadora japonesa alcançou 16 vitórias, sendo a última em Abu Dhabi, na prova que definiu o título para Verstappen. Em entrevista ao site Autosport, Toyoharu Tanabe, diretor-técnico da Honda na F1, comentou sobre os feitos alcanços nessa parceria.

“A conquista do título mundial do Max é um feito enorme para nós, pois estamos no esporte desde 2015 e foi um difícil período para nós, gradualmente evoluindo por sete anos. No ano passado, ficamos bem atrás da Mercedes, mas estou feliz que chegamos tão longe este ano, brigando nos campeonatos de Pilotos e Construtores”, disse Tanabe.

Max Verstappen conquistou o primeiro título para a Honda desde que voltou à F1 (Foto: Clive Rose/Getty Images)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Infelizmente, não conseguimos o título de Construtores, mas acho que a razão para chegarmos tão longe é porque acreditamos em nossa tecnologia e fomos determinados em fazer o necessário para vencer”, seguiu.

“Trabalhamos de maneira incansável para desenvolver nossa tecnologia. Tivemos apoios de nosso grupo de operações, de viagens e nossas famílias, que nos ajudaram a alcançar esse feito”, concluiu o dirigente.

A Honda saiu oficialmente da Fórmula 1, como fornecedora de motores, ao fim da temporada, mas vai manter a colaboração com a Red Bull no desenvolvimento dos novos motores como parte do processo de transição que vai culminar com a nova divisão da marca taurina, a Red Bull Powertrains.

A partir de 2022, tudo o que vai estar relacionado à Honda na Fórmula 1 será parte do ‘guarda-chuva’ da Honda Racing Corporation, a HRC, que responde há muitos anos pela divisão vitoriosa no Mundial de Motovelocidade.

LEIA TAMBÉM
Campeão, Verstappen consolida troca de guarda e fim da dinastia Hamilton na F1
Verstappen triunfa em rivalidade contra nêmesis de uma vida apenas aos 24 anos
Verstappen vence batalha árdua em primeiro título e sinaliza nova era na Fórmula 1
Red Bull enfim entrega carro vencedor e dá condição de título a Verstappen na F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.