Investigado, chefe da Red Bull marca presença em shakedown do RB20 em Silverstone

Christian Horner, chefe da Red Bull, esteve à frente da equipe durante shakedown do novo carro, mesmo envolvido em investigação. Expectativa é que esteja no lançamento do carro para 2024

A semana de lançamentos e primeiras participações dos carros em pista chegou à Red Bull. A atual campeã mundial só realiza a apresentação oficial na próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro, mas mandou o RB20 à pista nesta terça-feira (13), em Silverstone. E Christian Horner lá esteve.

O chefe da equipe taurina este presente no que foi a primeira aparição do novo carro na pista em 2024. A informação é da Sky Sports, detentora dos direitos de transmissão da F1 no Reino Unido.

Na casa do GP da Inglaterra, onde a Aston Martin havia estreado o AMR24 no dia anterior, Max Verstappen guiou o carro com pista molhada e tudo.

Ainda segundo a emissora, a expectativa geral é de que Horner também marque presença no evento oficial de lançamento do carro, daqui a dois dias.

Christian Horner fica com a Red Bull após fim da investigação? (Foto: Red Bull Content Pool)

Horner está atualmente por investigação por comportamento inapropriado — os detalhes do caso ainda não são claros, mas se sabe que envolve uma funcionária —, e a própria Red Bull anunciou o trabalho interno para apurar a acusação contra o chefe da equipe. Na última sexta-feira, equipe e Horner estiveram juntos em reunião que serviu como parte da investigação. O encontro durou oito horas, mas há expectativa de que a decisão sobre o futuro de Horner pode demorar até duas semanas. Horner nega a acusação.

A investigação, porém, não é de interesse apenas da Red Bull, de Horner e da funcionária, mas também de duas figuras proeminentes na Fórmula 1: Bernie Ecclestone, ex-chefe da categoria, e Stefano Domenicali, responsável por ocupar o cargo de CEO no momento. Cada um deles, entretanto, tem seus próprios motivos para se interessarem pelo assunto.

Ecclestone segue sendo uma figura muito próxima de Horner na Fórmula 1 e, de acordo com as informações do site alemão, interferiu no assunto por meio de “diversas conversas telefônicas” como uma espécie de consultor sobre o caso.

Domenicali, por sua vez, está preocupado com as ramificações do processo para a imagem da Fórmula 1. O conglomerado Liberty Media, que detém os direitos da categoria, é de origem americana, país que passa por uma sensibilidade extrema em relação a casos de abuso de poder.

Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir. O campeonato começa no dia 2 de março, no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! FERRARI APRESENTA SF-24, CARRO PARA A F1 2024 | React
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.