Jos Verstappen ironiza FIA e diz que polêmica sobre palavrões é “coisa mais ridícula”

Pai do tricampeão Max Verstappen criticou a decisão da entidade e afirmou que eles "não fazem um bom trabalho" na Fórmula 1

Jos Verstappen também deu sua opinião sobre a polêmica envolvendo a punição da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aplicada a Max Verstappen por falar um palavrão durante entrevista coletiva em Marina Bay e que, agora, terá de fazer horas de serviço comunitário. O Verstappen pai ironizou a decisão da entidade e classificou a punição como “ridícula”.

Max foi penalizado pelos comissários por usar a palavra “fodido” durante a coletiva de imprensa de quinta-feira, antes do GP de Singapura, ao classificar o estado do RB20, carro da Red Bull, durante o GP do Azerbaijão. A decisão da entidade, liderada por Mohammed Ben Sulayem, provocou uma avalanche de críticas de pilotos, chefes de equipes, comentaristas e outros membros de compõem o universo F1.

Ao saber da punição, o tricampeão protestou contra a FIA e passou a responder de forma monossilábica nas coletivas de imprensa. Depois, ainda reuniu os jornalistas em uma entrevista fora do espaço organizado pela federação. Verstappen foi apoiado publicamente por Lando Norris, Lewis Hamilton e outros pilotos da categoria.

“Acho que é a coisa mais ridícula. Mas também vemos isso nos ralis”, disse o ex-piloto da F1 à revista britânica Autosport, referindo-se à multa de € 30 mil (R$ 182,1 mil na cotação do dia) aplicada ao Octacampeão do Mundial de Rali (WRC), Sébastien Ogier, por causa de comentários feitos aos comissários após o fim da etapa — que também provocou protestos do piloto.

Verstappen se envolveu em polêmica com a FIA no fim de semana de Singapura (Foto: AFP)

“Não creio que a FIA esteja fazendo um bom trabalho, mas não quero falar muito sobre isso”, ironizou Jos Verstappen.

Em pista, Max Verstappen terminou a corrida na segunda colocação, atrás apenas de Lando Norris. Com isso, o neerlandês ainda mantém a ponta do Mundial de Pilotos, com 331 pontos, seguido pelo britânico da McLaren, que tem 279 tentos.

Fórmula 1 2024 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉMRicciardo sai de cena por injusta porta dos fundos e deixa lição sobre hora de parar

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.