Kubica garante que está pronto para assumir vaga e diz que Williams “também tem certeza disso”

Robert Kubica não tem dúvidas de que está pronto para assumir um espaço no grid da F1 caso apareça. Os boatos de que Lance Stroll está para sair da Williams rumo à Force India, então, representam uma enorme luz amarela para o piloto polonês

O período de incerteza com relação ao grid da F1 ainda para esta temporada 2018 aumentou nas últimas semanas conforme um consórcio liderado por Lawrence Stroll adquiriu a Force India. Lance Stroll, filho de Lawrence e piloto da Williams, é visto como um nome que pode desbancar Esteban Ocon na Force India para as próximas corridas. Nesta esteira, Robert Kubica, hoje reserva da Williams, tem chances reais de voltar à F1.

 
Fora desde 2010, Kubica voltou a pensar na F1 há dois anos e ano passado realizou testes. Neste 2018, conseguiu uma vaga de reserva no time de Grove. Como a Williams vive uma grave crise de desempenho com dois pilotos novos e que não engrenam, Kubica sempre recebe muita atenção. Caso Stroll deixe o time, seria o polonês o primeiro da fila. 
 
Kubica se vê preparado para ser promovido à titularidade caso a chance apareça.
 
"Eu me sinto pronto, se não fosse assim não teria assinado um contrato com a Williams. Está na minha cabeça que 'você tem que estar pronto para o caso de alguma coisa acontecer, você tem que dar conta'", disse à revista inglesa 'Autosport'.
Robert Kubica (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

"Claro que não é fácil quando você precisa guiar contra os melhores pilotos já em meio de temporada. Ainda que eu tenha oportunidades de guar o carro, ainda falta experiência, mas você precisa fazer", seguiu.

 
O polonês vencedor do GP do Canadá de 2008 garante que as mudanças recentes na F1 não mexeram com sua cabeça. Por enquanto, ele ressalta, nada aconteceu.
 
"Eu também acho que a Williams me procurou para esse papel: eles também não têm dúvidas de que eu posso fazer. Mas o que acontece hoje é muita especulação, não está me afetando. Estou fazendo meu trabalho e depois vamos ver o que o futuro traz", avaliou.
 
"Às vezes você tem que estar no lugar  certo na hora certa com um pouco de sorte e ter pessoas que acreditam em você", apontou.
 
Kubica reconhece que a mudança no estilo de guiar após o acidente que interrompeu sua carreira na F1 tornou a vida mais difícil nas pistas de rua, por exemplo. Mas não está preocupado e acredita que consegue guiar "em bom ritmo' também nesse tipo de traçado.
 
"No fim das contas, quando eu digo que posso guiar, estou falando da temporada completa. Sei que passei por diferentes testes – primeiro com a Renault, depois com a Williams. Estou confiante que possa fazer", encerrou.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Bélgica AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.