Norris critica calendário inchado da Fórmula 1: “20 corridas seria perfeito”

Para Lando Norris, expansão do calendário é prejudicial para aqueles que precisam de um tempo com a família, e sugeriu “praças rotativas”, para que a Fórmula 1 continue visitando diferentes países ao redor do mundo, mas em só 20 etapas

Lando Norris não aprovou o novo calendário da Fórmula 1, divulgado no início de julho, com o número recorde de 24 corridas ao longo de 2024. Pilotos como Max Verstappen também já mostraram insatisfação com o aumento de atividades na pista, e agora foi o titular da McLaren que reclamou do novo formato. De acordo com o britânico, 20 etapas no ano seria o ideal para todos.

Para o ano que vem, países como a China — que por quatro anos esteve de fora por causa da Covid-19 — e o Catar, que serviu como tapa buraco em 2021, retornam ao calendário. O Liberty Media está expandindo o número de provas em uma tentativa de levar o Mundial para mais países, e aumentar a rentabilidade da categoria. No entanto, Norris vê que isso tem um impacto negativo para muitas pessoas, principalmente para aquelas que precisam passar mais tempo com a família.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Para Lando, 20 corridas por ano é o perfeito para a Fórmula 1 (Foto: AFP)

“Há muitas pistas que as pessoas querem ir, e acho que 20 é um bom número. Também para a vida dos mecânicos, engenheiros, todos que viajam e estão longe de suas famílias, filhos e assim por diante por tantos dias. Mais dias até do que nós pilotos. Então é mais difícil para eles”, disse o #4.

Sabendo que não é possível passar sempre por todos os países, Norris propôs um formato que poderia atender todas as pistas que querem receber uma corrida de Fórmula 1.

“Se eu tivesse de colocar um número perfeito, diria que provavelmente está mais próximo de 20, mas com praças rotativas. Às vezes você quer ir a certos lugares em anos diferentes. Você simplesmente não pode ir para todas as pistas que as pessoas querem ir. Mas, desde que continuem tentando melhorar e fazer melhor, eu diria que 20 é um número melhor para todos, apenas para a saúde de todas as pessoas da Fórmula 1”, finalizou o piloto da McLaren.

Fórmula 1 retorna em duas semanas, entre os dias 21 e 23 de julho, com o GP da Hungria, em Hungaroring, 11ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.