Norris e Piastri inflam e acham possível McLaren bater Red Bull em “certos momentos”

Lando Norris e Oscar Piastri, pilotos da McLaren para a temporada, pregaram "otimismo" em relação à possibilidade de derrotar a Red Bull em 2024

Animados com a boa segunda metade da temporada da McLaren na Fórmula 1 2023, Lando Norris e Oscar Piastri aprovaram a evolução com o desenvolvimento do MCL38 para o campeonato que começa no mês que vem. Assim como os pilotos, o chefe do time de Woking, Andrea Stella, vê a Red Bull como favorita, mas admitiu que é possível derrotá-los em algumas corridas, caso a escuderia inglesa mantenha “o mesmo ritmo de desenvolvimento” atual.

Após o início lento no ano passado, a McLaren fez atualizações importantes no antigo bólido a partir do GP da Áustria, em julho. Com as mudanças, os pilotos dos carros laranjas conseguiram subir ao pódio nove vezes, além da vitória de Piastri na corrida sprint no Catar. Entretanto, o objetivo de derrotar os taurinos não foi alcançado, mas a equipe está otimista para o ano que se inicia.

“Se você me perguntar se é possível derrotá-los, eu teria de dizer que sim”, disse Norris ao portal RaceFans após o lançamento do MCL38 para 2024. “Claro que vamos querer acreditar que é possível, porque estivemos muito próximos deles em alguns momentos — e em determinados momentos, conseguimos vencê-los”, prosseguiu.

“Portanto, a questão é: podemos vencê-los ao longo de toda a temporada? Isso será desafiador e muito difícil de fazer com o desempenho que eles têm apresentado”, admitiu o dono do carro #4 que, ainda assim, está ansioso pela disputa: “Estou otimista. É possível vencê-los em determinados momentos? Quero acreditar que sim.”

O MCL 38, carro com o qual a McLaren espera derrotar a Red Bull em 2024 (Foto: McLaren)

O seu companheiro de equipe compartilhou do mesmo otimismo. Na temporada de estreia na Fórmula 1, Piastri foi o responsável pelo primeiro lugar na sprint do Catar, algo que destacou o crescimento durante 2023. “É preciso ter otimismo de que podemos derrotá-los. Como disse Lando, chegamos muito perto em determinados momentos, com sucesso em algumas sessões”, explicou o australiano. “Portanto, penso que se conseguirmos manter o mesmo ritmo de desenvolvimento, poderemos ficar otimistas”, afirmou.

No entanto, o #81 fez questão de frisar que há outros competidores fortes no grid e que o foco do time laranja-papaia não deve se basear somente em derrotar a Red Bull. “Temos de estar cientes de que não é só com a Red Bull que estamos competindo. Estávamos numa batalha muito intensa com Mercedes e Ferrari, principalmente no segundo semestre”, lembrou Oscar. “Em termos de pontos no campeonato, ficamos muito próximos durante a segunda metade, com todas as equipes tendo enorme sucesso em vários momentos. Então, temos de estar cientes de que não é só com a Red Bull que estamos lutando. Acho que haverá outras equipes de ponta que também estão progredindo”, garantiu o jovem de 22 anos.

Chefe do time, Stella destacou anteriormente que a McLaren já possui algumas melhorias em mente para as primeiras etapas do Mundial. Pelo menos no início do ano, acredita que a Red Bull vai manter certa vantagem em relação às adversárias. “Acho que, no início da temporada, minha expectativa é que a Red Bull continue aproveitando alguma vantagem”, sublinhou. “Digo isso porque eles não desenvolveram muito o carro no ano passado e acho razoável esperar que tenham acumulado algum conhecimento e desenvolvimento para serem capitalizados no carro de 2024. Essa é a minha expectativa”, argumentou o italiano.

Porém, olhando especificamente para a McLaren, Stella admitiu que passos importantes foram dados. “Dito isto, olhando para a McLaren, se — e digo ‘se’ — mantivermos a taxa de desenvolvimento que tivemos em 2023 e que esperamos ter no carro de 2024, então podemos estar em posição forte”, declarou.

“Se isso será suficiente para desafiar a Red Bull e outras equipes de ponta que certamente terão feito boas melhorias, vamos descobrir”, ponderou. “Mas pensamos que se trata taxa de desenvolvimento forte, e agora temos de consolidá-la ao longo do tempo”, concluiu.

As mudanças vistas no MCL38 foram significativas quando comparadas com o MCL60. É possível notar uma asa traseira em formato mais quadrado, de caixote, e a entrada de ar agora também se aproxima ao formato do RB19 da Red Bull: é mais alta no desenho do carro e mais reta, sem a boca alongada. Com isso, a asa dianteira também levante um pouco mais, enquanto o bico está mais arredondado, mas não tanto quanto na maioria dos outros carros apresentados.

A Fórmula 1 retornas às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MCLAREN APRESENTA MCL38, CARRO PARA A F1 2024 | React
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.