Norris revela “conversas” com rivais e nega medo de enfrentar Verstappen no mesmo carro

Lando Norris admite “pequenas discussões” com a Red Bull e desejo de competir contra Max Verstappen, mas revela que McLaren “mostrou o suficiente” para convencê-lo a assinar um novo contrato

Lando Norris ingressou no programa de jovens pilotos da McLaren em 2017, quando tinha apenas 17 anos de idade. Dois anos depois, em 2019, o britânico conseguiu a tão sonhada vaga no grid da Fórmula 1. Embora ainda procure pela primeira vitória depois de cinco temporadas e 104 corridas, ninguém parece ter dúvidas de que o jovem de Bristol tem potencial para se tornar um futuro campeão mundial. Por esse motivo, Zak Brown, CEO do time laranja, nunca mediu esforços para mantê-lo em Woking. Apesar de admitir que conversou com outras partes, Norris garantiu que a decisão de ficar foi fácil.

Uma grande reviravolta no desempenho da McLaren entre o primeiro e segundo semestre de 2023 permitiu ao dono do carro #4 conquistar sete pódios na temporada passada. Desde que começou a mostrar um bom desempenho na classe rainha, sempre houve rumores ligando o jovem piloto à alguma outra equipe de ponta do grid, mesmo que ele negasse o desejo de sair. “Não vou mentir, sempre há pequenas discussões. Você conversa com algumas pessoas e vê o que elas podem te oferecer, mas nunca foi além disso”, disse Lando em conversa com a Sky Sports.

Embora o time comandado por Andrea Stella não tenha conseguido superar a Red Bull na segunda metade de 2023, as expectativas são altas para o ano que se inicia. “Considerando que estamos falando do carro mais competitivo e bem-sucedido da história da Fórmula 1 ao longo de uma temporada – e acho que você tem de incluir o piloto [Max Verstappen] nisso também –, o quão perto chegamos em certos lugares, em comparação com onde começamos a temporada, eu acho que foi bastante impressionante”, explicou Norris.

“Passar da simples disputa por pontos em praticamente todas as corridas para ser provavelmente a equipe mais próxima, em média, do carro de maior sucesso que já existiu na categoria, acho que me mostrou o suficiente, e mostrou a todos aqui na McLaren o suficiente: temos o que é preciso para desafiá-los”, garantiu.

Lando Norris exalta evolução da McLaren e cita conversas com a Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

Reforçando o seu desejo de fazer história na equipe que um dia já teve Alain Prost, Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Lewis Hamilton e tantos outros em seu cockpit, o companheiro de Oscar Piastri não acredita que uma mudança repentina seja a escolha ideal para nenhum piloto. “Quero criar meu próprio capítulo e minha própria história de estar com a McLaren e de voltar aos tempos de glória, de fazer parte dessa jornada”, afirmou.

“É claro que sempre há interesse [de outras equipes] e no fundo da minha mente sempre penso o que aconteceria se eu optasse por uma mudança. Mas estou feliz aqui, estou confortável e acho que para conquistar um campeonato mundial você precisa se sentir assim. Não acho que você seja capaz de conseguir isso mudando repentinamente para outra equipe e descobrindo isso dentro de um ano.”

Grande amigo do tricampeão holandês, Norris teve o nome ligado a uma possível mudança para Milton Keynes. Questionado se havia algum medo associado a enfrentar o neerlandês na Red Bull, No inglês disse: “Acho que é uma discussão mais longa do que apenas dizer isso. Max é um dos melhores pilotos de todos os tempos da Fórmula 1, certo? Ele já provou isso o suficiente.”

“Ele está em um time no qual se sente muito confortável, onde muitas coisas são construídas em torno dele, então para qualquer um, até mesmo para o Max de alguns anos atrás, enfrentar o Max de agora é extremamente difícil. Não acho que seja uma questão de estar com medo ou não. Acho que nunca teria medo de enfrentar alguém, mas mesmo se entrar em um time, estaria em posição de desafiar alguém imediatamente e se sentir confortável para fazer isso?”, questiona, antes dele próprio responder: “Acho que, para qualquer piloto, a resposta é não. Leva tempo para se adaptar e, se você quiser ir contra o melhor piloto do mundo, não é a melhor coisa a fazer.”

Mesmo assim, o jovem de 24 anos ficaria animado em desafiar o filho de Jos Verstappen com ambos competindo no mesmo carro. “Eu adoraria correr contra Max, gostei de algumas das batalhas que tivemos e estou ainda mais ansioso pelas batalhas que teremos este ano.”

A McLaren marcou para o dia 14 de fevereiro a apresentação do carro da temporada 2024 da F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.