Hamilton aceita relatório da FIA sobre Abu Dhabi: “Não esperava um pedido de desculpas”

Lewis Hamilton revelou que ainda não leu o relatório divulgado pela FIA no final de semana do Bahrein, mas se mostrou resignado com o resultado e agradeceu por transparência

OS PROBLEMAS DA MCLAREN NO GP DO BAHREIN DA FÓRMULA 1 2022

O relatório da FIA sobre os eventos finais do GP de Abu Dhabi de 2021, no qual Lewis Hamilton perdeu o título mundial para Max Verstappen na última volta, continua rendendo comentários. Divulgado justamente no final de semana de estreia do campeonato de 2022, a investigação recebeu pouca atenção da mídia — já focada na abertura da competição. Lewis Hamilton, entretanto, disse que ainda vai ler o comunicado, mas adiantou nunca ter esperado por uma desculpa pública da entidade.

“Eu vou ler depois do final de semana”, disse Hamilton. “Eu não estava esperando uma desculpa e não é algo em que estou realmente focado. Sabemos que é desse jeito e que isso provavelmente não iria acontecer. O fato é que pelo menos há transparência ao admitir que foi um erro humano, acho que isso é um passo positivo. Não podemos voltar atrás, infelizmente, para mudar o passado”, lamentou.

Hamilton conseguiu subir ao pódio no Bahrein e comemorou bastante o resultado (Foto: Mercedes)

No relatório divulgado pela Federação Internacional de Automobilismo, foi reconhecido um “erro humano” na última prova do ano passado, quando Michael Masi deixou de seguir o regulamento para possibilitar um final mais emocionante — ao permitir que apenas os retardatários que estivessem entre os líderes ultrapassagem o carro de segurança.

No entanto, o mesmo comunicado afirma que, apesar do erro do australiano, as decisões foram tomadas de “boa fé”. Assim, Hamilton prefere focar seus esforços na disputa do campeonato deste ano, no qual a Mercedes vai precisar correr atrás de um prejuízo que não teve nos últimos anos da Fórmula 1.

“Então, apenas trabalho em focar em fazer o que puder agora, e tentar moldar o futuro trabalhando com essa equipe [Mercedes]”, prosseguiu o heptacampeão mundial. “E tentar colocar esse carro na janela [de tempos]. Temos bastante trabalho a fazer”, ressaltou.

TOTO WOLFF; GUERRA; MERCEDES;
Toto Wolff seguiu na linha de Hamilton e falou em “fechar capítulo” (Foto: Sebastian Kawka/Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chefe da Mercedes, Toto Wolff seguiu na mesma linha de seu piloto. Para o austríaco, o relatório da FIA não muda em nada de forma prática, mas ajuda a fazer com que a equipe supere o fato ao admitir que houve um erro de fato na tomada de decisão.

“Se o relatório está completo ou não, se é forte ou fraco, acho que revelá-lo é um grande passo à frente em termos de governança”, disse Wolff. “Acho que para nós, pelo menos aparece a parte em que se fala de ‘erro humano’, e o reconhecimento disso é muito importante para fecharmos esse capítulo”, afirmou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.