Hamilton diz que Verstappen pode “com certeza” bater recorde de vitórias na F1

Com Verstappen próximo de igualar Senna, Lewis Hamilton comenta sobre a chance do rival ultrapassá-lo como maior vencedor da história da F1

OS ‘QUASES’ QUE MUDARAM A HISTÓRIA DA F1: COMO ALONSO REJEITOU A RED BULL

O amplo domínio de Max Verstappen na nova era do efeito solo da Fórmula 1 já desperta a discussão sobre a possibilidade do bicampeão do mundo quebrar o recorde de vitórias de Lewis Hamilton. Detentor de marcas históricas, o heptacampeão mundial afirmou que Verstappen tem grandes chances de bater todos os grandes registros do Mundial.

Depois de dominar a categoria entre 2014 e 2021, quando conquistou seis dos seus sete títulos mundiais, Hamilton estabeleceu números expressivos na F1. Entre eles está o recorde de vitórias na Fórmula 1, ao subir 103 vezes no lugar mais alto do pódio.

Porém, a maré mudou com a chegada do novo regulamento e quem domina a F1 neste momento é Verstappen, que, com o triunfo no GP da Espanha, alcançou a marca de 40 vitórias na carreira. Por ter apenas 25 anos e guiar o melhor carro do grid, a Red Bull, o holandês já é apontado pelos especialistas como maior ameaça a quebra do recorde histórico de vitórias que pertence a Hamilton.

Questionado sobre a possibilidade de ser superado pelo rival da Red Bull, o piloto da Mercedes afirmou que isso é possível, devido à provável longevidade na carreira de Verstappen e o vínculo extenso com a Red Bull, que vence em 2028. “Ele tem uma carreira muito longa pela frente, então realmente pode bater recordes”, começou Hamilton. “Os recordes estão aí para serem quebrados e ele tem uma equipe incrível”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lewis Hamilton liderou TL2 do GP do Canadá (Foto: Mercedes)

No GP do Canadá deste fim de semana, Verstappen tem a chance de alcançar a 41ª vitória na carreira e igualar Ayrton Senna, como quinto maior vencedor da F1. E foi justamente em Montreal, mas em 2017, que o inglês alcançou Senna, mas em número de pole-position, ao atingir a marca de 65 largadas na posição de honra. “Foi muito surreal. Quando tinha cinco anos, assistindo com meu pai, o sonho era ser como o Ayrton. E então o sonho era chegar à Fórmula 1 e fazer algo parecido com ele”, afirmou.

Para Verstappen, no entanto, não dá para comparar as carreiras e feitos, pois as marcas foram atingidas em circunstâncias diferentes. “As pessoas sempre têm carreiras diferentes. Talvez alguns pilotos tenham começado em um carro vencedor mais cedo do que outros. Hoje em dia, é claro, temos mais corridas do que antigamente. Por isso, eu nunca realmente olho para o número”, reiterou.

“Quando eu era criança, nunca imaginei estar nessa lista. Então, para mim, é definitivamente uma conquista incrível, com certeza. Mas você não pode comparar, isso é outracoisa”, finalizou.

Hamilton e Verstappen retornam à pista neste final de semana para a disputa do GP do Canadá, nona etapa da temporada 2023 da F1.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 no Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.