Hamilton faz primeiro teste com novos pneus de 18” da Pirelli durante sessão em Ímola
Lewis Hamilton tem, nesta manhã de terça-feira (20), a primeira chance de guiar um carro com pneus de 18”. A novidade vai ser introduzida na temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1 e vem sendo testada pela Pirelli em conjunto com as equipes ao longo deste ano
Menos de 48 horas depois de ter cruzado a linha de chegada em segundo lugar, Lewis Hamilton voltou a acelerar na manhã desta terça-feira (20) em Ímola. O heptacampeão mundial testa, pela primeira vez, os novos pneus de 18” que a Pirelli desenvolve para estrear na temporada 2022 da Fórmula 1. A Mercedes, em cronograma traçado meses atrás pela fornecedora sediada em Milão, realiza os testes entre terça e quarta-feira.
Os novos pneus seriam introduzidos no Mundial neste ano, assim como a nova geração de carros, em processo de revolução da F1. No entanto, todas as mudanças foram adiadas de 2021 para 2022 em razão dos efeitos da pandemia e da necessidade de cortar custos por conta dos prejuízos registrados no ano passado por conta de um calendário mais enxuto e com corridas sem público.

Relacionadas
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como foi o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1
No ano passado, Hamilton revelou certa preocupação com os novos pneus desenvolvidos pela Pirelli.
“Quando vamos para o aro maior, ouvi dizer que perdemos aderência. Acho que o que realmente precisamos na Fórmula 1 é um pouco menos de downforce e mais aderência mecânica, e muito disso vem dos pneus para que possamos seguir [os outros carros] mais de perto. Mas não parece que estamos nesta direção”, disse.

Hamilton vai acelerar ao longo de todo o dia para conhecer melhor o desempenho dos novos pneus. No período da manhã, o britânico completou um total de 55 voltas antes da pausa para o almoço e retoma os trabalhos de pista à tarde. Na quarta-feira, o piloto da Mercedes vai dar lugar a Valtteri Bottas, que também vai guiar o carro calçado com pneus slicks.
Da mesma forma, os compostos para pista seca vão ser testados por Alpine, no primeiro dia, Red Bull e Alfa Romeo, nos dois dias, entre 11 e 12 de maio em Barcelona, pouco depois do GP da Espanha.

A Mercedes volta a avaliar os protótipos de 18” da Pirelli entre 25 e 26 de maio, em Paul Ricard, na França, mas com a avaliação dos compostos em pista molhada.
Em julho, pouco depois do GP da Áustria, a AlphaTauri vai testar pela primeira vez os pneus de 18” da Pirelli em 2021, nos dias 6 e 7 de julho. Também no sétimo mês, a Red Bull testa no dia 20, enquanto Aston Martin e Haas vão ter dois dias de pista, entre 20 e 21, em Silverstone, com pneus slicks.
Na Hungria, antes da pausa para as férias de verão, Mercedes e McLaren vão testar os pneus slicks de 18” da Pirelli em 3 de agosto, enquanto McLaren, novamente na pista, e a Ferrari, fecham os trabalhos em Hungaroring no dia 4.
O cronograma de testes da Pirelli com os protótipos para 2022 se encerram entre 15 e 16 com a Alpine, que vai testar os compostos para pista molhada em Magny-Cours entre 15 e 16 de setembro.

