Hamilton vê F1 em “momento decepcionante” e pede mais transparência: “Fundamental”

Lewis Hamilton afirmou que a Fórmula 1 não vive boa fase com as investigações de Christian Horner, chefe da Red Bull, e Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, e espera ver mais transparência da categoria em seus processos

Se as corridas têm entregado pouco entretenimento, a Fórmula 1 vive dias agitadíssimos em seus bastidores. Logo após o ápice do ‘Caso Horner’, que acabou sendo absolvido pela investigação interna realizada pela Red Bull, agora é Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo, quem está passando por processo semelhante após acusações de interferir na F1. E quem não está nada contente com o cenário atual é o heptacampeão Lewis Hamilton.

Às vésperas do GP da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada de 2024 da Fórmula 1, Hamilton não poupou críticas e destacou que a categoria vive um momento decepcionante. Questionado pelo Autosport, o piloto da Mercedes pediu por mais transparência nos processos e ressaltou que este é um momento crucial para o esporte solidificar seus valores e responsabilizar cada um por suas devidas ações.

“Como alguém que ama o esporte, é definitivamente decepcionante ver o que está acontecendo agora. Não parece bom visto do mundo exterior, olhando de fora para dentro. Acho que é um momento muito, muito importante para o esporte realmente mostrar e manter seus valores, responsabilizando cada um por nossas ações. E acho que é um momento muito, muito crucial para o esporte, em termos do que projetamos para o mundo e como isso é tratado. E isso não tem sido muito bem tratado até agora”, criticou Lewis.

“A transparência é realmente fundamental. E eu realmente espero ver algum progresso pela frente. Espero que não seja um ano que continue assim. Mas está destacando alguns dos problemas que temos no esporte. E quando falamos de diversidade, inclusão, e fazer com que as pessoas se sintam confortáveis neste ambiente, é fundamental. E claramente não está sendo o caso. Os fãs precisam confiar em nós, eles precisam poder confiar no esporte”, ressaltou o heptacampeão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton abriu a temporada 2024 da F1 com um sétimo lugar (Foto: AFP)

Falando especificamente sobre a investigação do chefe da Red Bull, Christian Horner, Hamilton já havia dado declaração semelhante, afirmando que era “um momento muito importante para o esporte garantir que somos fiéis aos nossos valores”. O heptacampeão lembrou de situação levemente parecida quando estava no início da carreira na McLaren e o então chefe, Ron Dennis, estava em destaque por conta do Spygate envolvendo roubo de informações da rival Ferrari.

“Apenas pela minha experiência, obviamente, tendo passado por algo semelhante quando ainda estava na McLaren, no sentido de que nosso líder estava sendo questionado e passando por um momento difícil. E isso afetou todo mundo. Me lembro de quando estávamos perdendo Ron, as coisas pelas quais Ron estava passando e os passos que tivemos que tomar afetaram a todos nós”, contou o britânico.

“Um líder é muito importante porque eles definem o tom, garantem que a equipe siga os valores fundamentais do esporte e a sua integridade. E embora existam muitas pessoas mais abaixo que são igualmente importantes, essa liderança é fundamental, penso eu, para o objetivo pelo qual você está trabalhando”, concluiu Hamilton.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O trabalho de pista começa já na quinta-feira, 7 de março, com treinos livres marcados para as 10h30 e 14h (de Brasília, GMT-3); na sexta-feira, o último treino acontece às 10h, com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.