Hamilton vê ‘Caso Horner’ como marco na F1: “Importante para garantir nossos valores”

Lewis Hamilton deu sua opinião sobre o 'Caso Horner' horas antes de a Red Bull tomar a decisão de manter o chefe de equipe e espera que acusação tenha sido levada a sério

O noticiário da Fórmula 1 parou nesta quarta-feira (28) para acompanhar a resolução do ‘Caso Horner’. O chefe da Red Bull, que chegou normalmente no Circuito de Sakhir para comandar os taurinos no GP do Bahrein, acabou sendo absolvido pela investigação interna da equipe após ser acusado de comportamento inapropriado. Mas as coletivas de hoje inevitavelmente geraram questionamentos para pilotos sobre o tema, incluindo o heptacampeão Lewis Hamilton.

Maior missionário de questões humanitárias, da luta antirracista e dos direitos LGBTQIA+ no grid, Hamilton prontamente afirmou que é preciso garantir um ambiente de trabalho diverso e seguro dentro do esporte, e pediu que qualquer acusação seja levada a sério.

“Sempre temos que fazer mais para tentar fazer com que o esporte e o ambiente em que as pessoas trabalham sejam seguros e inclusivos. Qualquer acusação deve ser levada muito a sério. Obviamente, não sabemos tudo o que aconteceu, mas isso precisa ser resolvido, pois está pairando sobre o esporte”, disse Lewis no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

FORMULA 1 2023 - GP DA ARÁBIA SAUDITA - DOMINGO - CORRIDA - CHRISTIAN HORNER
Horner está no Bahrein para abertura da F1 (Foto: AFP)

Além disso, Hamilton destacou a importância que o tratamento com Horner após o caso irá reverberar em situações futuras. A mídia holandesa chegou a afirmar que o mandatário da Red Bull fora acusado de assédio sexual. Por isso, Lewis destacou que este é um momento importante para a F1 relembrar ao mundo os valores que prega.

“Será realmente interessante ver como isso será tratado no futuro em termos do efeito que pode ou não ter no esporte. Acho que é um momento muito importante para o esporte garantir que somos fiéis aos nossos valores”, concluiu o piloto da Mercedes.

O caso gerou repercussões por todo o paddock. Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, afirmou que o caso era “manchete que F1 não precisa” e pediu agilidade no desfecho. Enquanto Toto Wolff, chefão da Mercedes, pediu que a F1 aprenda com a questão e que a conclusão fosse justa e bem clara para todos. Além disso, a Ford, parceria da Red Bull nos motores de 2026, também criticou a “falta de transparência” com que a questão foi conduzida.

Fórmula 1 abre a temporada 2024 neste fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.