Hamilton vê “muito potencial” no W15 e sonha com “vitórias ou pódios” ainda em 2024

Apesar do início de temporada abaixo das expectativas na Mercedes, Lewis Hamilton afirmou que "há muito potencial" no W15 e que espera brigar por vitórias ainda em 2024

Apesar do início de temporada pouco convincente da Mercedes, Lewis Hamilton acredita que a equipe pode brigar por vitórias e pódios até o fim de 2024. De acordo com o heptacampeão, ainda “há muito potencial” a ser extraído do W15 e, por isso, ele espera que o time comandado por Toto Wolff “dê um passo à frente” já no GP da Austrália, neste fim de semana.

No GP do Bahrein, a primeira etapa do atual certame, o dono do #44 cruzou a linha de chegada apenas na sétima posição, mais de 50s atrás do primeiro colocado, Max Verstappen. Na semana seguinte, em Jedá, Hamilton foi apenas o nono. Mesmo que o novo bólido ainda tenha problemas a serem resolvidos, o companheiro de George Russell está satisfeito com o modelo.

“Acho que temos um carro incrível”, disse Lewis em entrevista à emissora britânica Sky. “Há muito potencial nele. Ainda não maximizamos tudo no momento, através da configuração e, em última análise, dos erros”, continuou.

“Obviamente, não estávamos satisfeitos com o desempenho das primeiras corridas. Mas acho que há muito mais potencial que ainda não extraímos. Então, o foco de todos está em tentar entender o carro”, acrescentou o britânico.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton acredita que há “muito potencial” há ser extraído do W15 (Foto: Mercedes)

Em comparação ao W14, Hamilton foi enfático ao dizer que as melhorias são claras. “Definitivamente, há elementos em que fizemos grandes melhorias neste carro. De maneira geral, parece um carro muito melhor e muito mais parecido com um carro de corrida”, celebrou.

Ainda que a última vitória da Mercedes tenha sido no GP de São Paulo de 2022, o piloto de Stevenage — que, por sua vez, venceu pela última vez na Arábia Saudita, em 2021 — garantiu que a mentalidade vencedora continua a mesma dentro da equipe, e que este é o motivo pelo qual ele acredita ser possível dar a volta por cima na atual situação.

“Ainda temos essa mentalidade vencedora dentro da equipe. Tenho fé absoluta que vamos resolver qualquer um dos problemas que tivermos. Nós chegaremos lá”, garantiu Hamilton.

No entanto, a desvantagem em relação à Red Bull continua sendo enorme. Nas duas primeiras corridas da temporada, Verstappen conquistou duas vitórias e Sergio Pérez completou a dobradinha para os taurinos, que já lideram o Mundial de Construtores por uma vantagem de 38 pontos sobre a Ferrari, a segunda colocada. Lewis, que somou oito pontos até aqui, admitiu que é difícil sonhar com a disputa pelo título.

“O fato de Max ter 50 pontos e nós termos apenas oito depois de duas corridas, se você pensar logicamente sobre isso – ainda que a temporada seja muito longa e as coisas possam mudar —, vai ser muito difícil alcançá-los. O carro deles funciona muito bem quando chega à pista. Enquanto isso, nós estamos realmente nos esforçando para melhorar a nossa performance e levá-la para onde precisamos estar”, observou o #44.

F1 2023, GP DA AUSTRÁLIA, MELBOURNE, ALBERT PARK, DOMINGO, PÓDIO, LEWIS HAMILTON, MERCEDES, AFP
Hamilton está otimista para o GP da Austrália, onde terminou em segundo no ano passado (Foto: AFP)

Hamilton lembrou da temporada passada quando, apesar das dificuldades, a Mercedes conseguiu terminar o campeonato na segunda posição. Mesmo que esteja no último ano com a equipe antes de se mudar para a Ferrari em 2025, ele deixou claro que quer lutar por vitórias e assim ajudar a escuderia de Brackley a chegar o mais longe possível.

“O sonho e o objetivo ainda é conseguir vitórias ou pódios este ano, e acho que isso seria realmente incrível. Terminar em segundo lugar no campeonato do ano passado, dados os problemas que tivemos com o carro, apenas mostra o que podemos fazer com algo que nem é perfeito. Então, espero que possamos fazer isso novamente este ano”, afirmou Hamilton, antes de mostrar otimismo para a corrida em Melbourne, no próximo domingo (24).

“Há muito trabalho em andamento. Todos estão focados nos números. Estou otimista para este fim de semana”, enfatizou o britânico. “Tivemos duas corridas não tão boas, mas ainda há um longo caminho pela frente”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na quinta-feira à noite, o TL1 começa às 22h30 (de Brasília, GMT-3) e o TL2 está marcado para as 2h já da sexta-feira. Depois, às 22h da mesma sexta-feira, o último treino acontece às 22h30, com a classificação às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para a 1h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.