Lawson diz que meta atual é título na Super Fórmula, mas avisa: “Estou pronto para F1”
Liam Lawson disse que quer uma vaga na Fórmula 1 em 2024, porém entende que precisa primeiro cumprir a meta estabelecida pela Red Bull, que é vencer o campeonato da Super Fórmula este ano
Liam Lawson é, sem dúvida, o nome que puxa a fila na academia de pilotos da Red Bull na briga por uma vaga na Fórmula 1 em 2024, porém a escolha da AlphaTauri por Daniel Ricciardo após a demissão imediata de Nyck de Vries pôs em dúvida se, de fato, o jovem neozelandês está nos planos da cúpula taurina. Um assunto, no entanto, que não o preocupa, uma vez que está focado na disputa pelo título da Super Fórmula.
Ser campeão na categoria, aliás, será determinante para colocar Lawson de vez na rota da F1, e ele sabe disso. Ao Motorsport, o piloto deixou claro que o seu objetivo sempre foi concluir a temporada vigente, ainda que se sinta pronto para encarar a elite do automobilismo mundial.
Relacionadas
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Sempre quis terminar a temporada aqui [na Super Fórmula]. Meu objetivo era conseguir uma vaga para o ano que vem”, começou Liam, vice-líder do campeonato, dez pontos atrás de Ritomo Miyata. “Entrar na metade da temporada seria extremamente difícil, e da parte da AlphaTauri, eles queriam alguém experiente e que tivesse estado na F1 por um longo tempo. Portanto, entendo a decisão deles”, salientou.
“Mas é nisso [Super Fórmula] que estou focado agora. Qualquer chance que eu tiver na F1 vai depender de como vou me sair aqui. Então tenho de concluir esse ano da melhor maneira possível, tentar vencer o campeonato, e é isso que vai abrir a chance para mim”, completou Lawson, reiterando que quer ter a certeza de que fez tudo o que esteve ao seu alcance para ser a primeira opção de Faenza no ano que vem.
Helmut Marko, consultor da Red Bull, confirmou que Ricciardo já sabia que a vaga na AlphaTauri seria dele se fosse bem nos testes de pneus da Pirelli, realizados no início da semana, em Silverstone. A ida do australiano para a equipe ainda comandada por Franz Tost, porém, servirá para avaliar a real performance de Yuki Tsunoda, nas palavras de Marko.
Lawson foi questionado se ver Ricciardo batendo o japonês no confronto direto até o final do ano seria bom para os seus planos de estrear na F1, o neozelandês foi direto: “Preciso de uma vaga, e seja qual for, não me importa.”
“Estou focado nisso, no que me disseram para focar. A expectativa é que eu vença o campeonato [de Super Fórmula], e então vamos discutir isso. Sou piloto reserva este ano, até o fim do ano estarei como reserva por quase duas temporadas. Estou pronto para a Fórmula 1, quero uma vaga. Vou focar em fazer o melhor trabalho aqui para conseguir isso. Além disso, está fora do meu controle”, finalizou.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 23 de julho, com o GP da Hungria, em Hungaroring, 11ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.