Binotto cita contratação de Bortoleto e vê Sauber na direção certa: “Pensamos grande”
Diretor-técnico da Sauber, Mattia Binotto entende que a equipe deu passos importantes para assumir uma mentalidade vencedora na Fórmula 1. Depois de viver em "modo de sobrevivência", o time vive uma transformação que começou na escolha de uma nova dupla de pilotos, que inclui o brasileiro Gabriel Bortoleto
A Sauber viveu um ano decepcionante em 2024 e terminou a temporada na última colocação do Mundial de Construtores, com apenas quatro pontos, todos conquistados na penúltima etapa do campeonato. E embora a esquadra ainda tenha muito o que fazer para mudar a estrutura e avançar no grid com uma “mentalidade vencedora”, Mattia Binotto entende que a equipe enfim tomou um rumo correto na Fórmula 1, e isso se traduz não só na chegada de novos investimentos, mas também em uma mudança de comportamento e na contratação do jovem talento Gabriel Bortoleto e do experiente Nico Hülkenberg.
O dirigente italiano — que assumiu a liderança na Sauber em agosto do ano passado e tem como objetivo trabalhar na transição até que a Audi tome o controle em 2026 — ainda defendeu mudanças profundas no grupo de Hinwil, principalmente depois de viver “uma década em modo de sobrevivência” na F1.
Relacionadas
“No fim, era sobre sobreviver, participar, tentar tirar o melhor proveito disso. Mas uma mentalidade vencedora é uma abordagem diferente. Então, certamente há muito que precisa ser feito em termos de cultura, em termos de comportamento”, começou Mattia em declaração ao site da Fórmula 1.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“É uma longa jornada, sabemos disso, e agir de acordo com isso, talvez seja até o mais difícil, mas começamos nossa jornada aqui. Tenho de dizer que desde que cheguei muita coisa aconteceu desde então, que não é só a melhoria na pista, é a contratação de Bortoleto, é ter uma nova dupla neste ano”, continuou Binotto, que ainda destacou o negócio feito entre Audi e o Catar.
“É sobre os investimentos do Catar. É uma parceria que proporciona uma injeção importante de capital. Então, como equipe, estamos caminhando nessa direção com a abordagem certa, o pensamento certo, pensando grande, que é exatamente a mentalidade que estamos discutindo.”
Recentemente, a Audi também oficializou a venda de parte das ações da Sauber para o fundo soberano do Catar, o que garante um forte aporte financeiro na chegada do novo regulamento da F1. Além disso, há outras mudanças importantes como a chegada de Jonathan Wheatley, ex-Red Bull, que vai assumir a responsabilidade pelo projeto e o cargo de equipe da equipe.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.