Verstappen tem ‘cláusula de escape’ e pode deixar Red Bull em eventual saída de Marko

Max Verstappen tem uma ligação muito forte com Helmut Marko, consultor da Red Bull, e eventual saída do austríaco pode resultar na rescisão do contrato do tricampeão

Max Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2028, mas surgiram rumores de que a Mercedes está sondando o #1 para substituir Lewis Hamilton em 2025. Depois de o consultor Helmut Marko dizer que não vai ficar no caminho do tricampeão, o portal RacingNews365 afirmou que existe uma cláusula no contrato do neerlandês que permite a rescisão do contrato. Para isso, no entanto, é preciso que Marko saia do time.

Se a Red Bull vive o mundo ideal dentro das pistas, fora delas a equipe passa por um dos momentos mais turbulentos de sua história. Isso porque desde que começaram as investigações do ‘Caso Horner’, o conflito interno tem sido cada vez maior, sobretudo entre Marko, Jos Verstappen — pai de Max — e Christian Horner, chefe dos taurinos.

No paddock do Bahrein, Jos afirmou que Horner corre o risco de rachar a equipe caso mantenha a postura de vítima. O chefe foi inocentado na investigação interna de conduta imprópria, por parte da Red Bull, mas há a impressão geral de que faltou transparência na condução do caso.

A declaração, não refutada por Max desde então, aumentou a possibilidade de que haja incômodo do tricampeão por conta de toda a situação. Além disso, Marko e Christian não se dão muito bem e existe uma disputa por poder dentro das garagens da Red Bull.

Apesar do sucesso nas pistas, o clima é de guerra dentro da Red Bull (Foto: Red Bull Racing)

Hoje, Max Verstappen é o melhor piloto do grid da Fórmula 1 e a equipe dos energéticos tratou de oferecer um contrato de longo prazo para o neerlandês, que vai até o fim de 2028 — o que inviabilizaria a saída para a Mercedes. Porém, além de uma cláusula de rescisão relacionada ao desempenho da equipe, existe outra forma de a parceria ser encerrada de forma precoce.

De acordo com o RacingNews365, Verstappen pode deixar a equipe se Helmut Marko também for embora. O tricampeão tem uma ligação muito forte com o consultor austríaco e no passado existiu um desejo por parte da Red Bull de afastar Marko de suas atividades ao fim de seu contrato. Verstappen, no entanto, foi um dos grandes apoiadores da renovação do acordo com Marko.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9), com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.