Verstappen pede “esclarecimento” sobre ‘mini-DRS’ da McLaren: “O que é permitido?”
Max Verstappen foi mais um piloto a se pronunciar sobre a polêmica asa traseira flexível da McLaren e pediu “esclarecimentos” à FIA
A McLaren tem causado polêmica no paddock da Fórmula 1 depois que a asa traseira do MCL38 foi vista se distorcendo nas retas e provocando um ‘mini-DRS’ no GP do Azerbaijão. Após muitos pilotos e equipes falarem do assunto, Max Verstappen foi mais um a comentar sobre a peça da equipe britânica. Assim como Sergio Pérez, o atual tricampeão se mostrou confuso quanto a legalidade da asa e pediu “esclarecimentos” à FIA.
A Federação Internacional de Automobilismo, por sua vez, se pronunciou nesta quinta-feira (19) afirmando que “está monitorando de perto a flexibilidade da carroceria em todos os carros. No entanto, se uma equipe passar com sucesso em todos os testes de deflexão e aderir aos regulamentos e diretrizes técnicas, ela será considerada em total conformidade e nenhuma outra ação será tomada”.
No entanto, para Verstappen, ainda é necessário esclarecer “o que é permitido” e “o quanto a asa pode dobrar”. O atual tricampeão também voltou a falar sobre a asa dianteira da equipe papaia, que provocou polêmicas há algumas semanas por conta da flexibilidade da peça. No entanto, a FIA garantiu a legalidade dos componentes da McLaren e também da Mercedes.
“É bastante claro que está se movendo em alta velocidade. Pode ser inteligente, pode não ser inteligente, mas no final das contas cabe à FIA decidir se é legal ou não. É claro que em Baku não foi a primeira vez que foi usada, então apareceu em outras pistas também. Acho que é importante um esclarecimento”, afirmou.
“Mas isso não é apenas na asa traseira, é também na dianteira. O que é permitido? Quanto é permitido dobrar? Todo esse tipo de coisa. Então só temos de esperar e ver”, completou.
Com a polêmica asa traseira em Baku, a McLaren somou importantes pontos com a vitória de Oscar Piastri e o quarto lugar de Lando Norris e enfim conseguiu passar a Red Bull no Mundial de Construtores. Com 476 pontos, a equipe papaia lidera com margem de 20 tentos para o time austríaco.
Já entre os pilotos, Verstappen segue liderando com 313 pontos, contra 254 de Norris, o vice.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (20), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (21), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (2), os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Por que Piastri é aposta em pista em duelo contra Verstappen por título da F1 2024