Verstappen reitera força e lidera 1-2 da Red Bull no TL3 em Mônaco. Hamilton bate

Faltava uma demonstração contundente de força da Red Bull? Não mais! Max Verstappen e Sergio Pérez controlaram TL3 em Mônaco

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Apesar de Max Verstappen terminar como o dono da volta mais rápida da sexta-feira da Fórmula 1 em Monte Carlo, a sensação geral e a demonstração de ritmo setorizado mostrava os taurinos em pé de igualdade com Ferrari e Aston Martin no que dizia respeito ao ritmo de classificação. Mas o terceiro e último treino, na manhã deste sábado (27), teve demonstração contundente de força da Red Bull. Verstappen liderou, mas o ritmo dos dois pilotos chamou a atenção.

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Durante boa parte dos 60 minutos, Verstappen e Sergio Pérez trocaram melhores voltas e a primeira colocação. No fim das contas, Max liderou com o tempo de 1min12s776, mas Pérez foi somente 0s073 mais lento. A maior vantagem foi que, sempre que Pérez fazia uma volta rápida, Verstappen era melhor segundos depois. O mexicano nunca realmente liderou.

A terceira colocação foi de Lance Stroll, a bordo da Aston Martin. E ficou 0s1 atrás, ainda próximo. A sensação, contudo, é que a Red Bull investiu mais no ritmo de classificação que as demais, bem como Stroll que fez pouco disso na sexta-feira.

Já quase 0s5 mais lento que os taurinos, apontou Carlos Sainz. Lando Norris, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Lewis Hamilton, Esteban Ocon e Valtteri Bottas fecharam o top-10. Leclerc, entretanto, reforçou todas as inseguranças com o carro ao dizer que estava pulando demais, sobretudo na Piscina.

Assim como o TL1, o treino terminou em bandeira vermelha: e foi por conta de Hamilton. O heptacampeão parou no muro após escorregar a frente do W14 na entrada da Mirabeau. Não foi uma pancada tão forte a ponto de evitar a participação na classificação, mas, com menos de cinco minutos no relógio do TL3, impediu a continuidade da atividade.

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Max Verstappen em primeiro de novo (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL3:

O terceiro e último treino livre se aprumou para começar às 12h30 locais (7h30 de Brasília, GMT-3). A situação climática era bem parecida àquela do TL1 da sexta-feira: 26°C no ambiente e 44°C no asfalto monegasco. O que, dada a hora do almoço e sol a pico, não chegava a ser estranho.

Após o primeiro dia mostrar a força de Ferrari e Aston Martin em ritmo de classificação, bastante comparável à da Red Bull, e os primeiros sinais do grande pacote de atualização da Mercedes, era hora de entender o que viria de ajuste final antes da tomada de tempos de logo mais.

Diferente do que aconteceu nos treinos de sexta-feira, o interesse na pista começou bastante lento. Não teve fila de carros alinhados para deixar o pit-lane ao mesmo tempo, nada disso. Depois de alguns instantes, a Aston Martin e a AlphaTauri resolveram pintar no traçado com Fernando Alonso e Lance Stroll, Yuki Tsunoda e Nyck de Vries, respectivamente. Mas nenhum deles assinalou volta rápida, apenas voltas de instalação.

Os primeiros interessados de verdade em andar foram Sergio Pérez e os dois pilotos da Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, todos de pneus macios. Apesar de cruzar na frente, ‘Checo’ parecia um tanto desconfortável com o carro na pista, ainda escapando bastante em certas curvas.

Esteban Ocon parou na pista no começo do TL3 (Foto: Reprodução/F1)

Aí, o primeiro problema do dia. Ocon apareceu parado dentro do túnel e avisou no rádio da Alpine que não tinha potência. A ajuda foi mandar que fizesse um reset no carro, algo que garantiu que o francês voltasse a se mexer. Mas foi o suficiente somente para levar o carro de volta aos boxes para a equipe averiguar. Sequer deu tempo de terminar a primeira volta rápida.

Somente depois dos primeiros dez minutos que mais voltas cronometradas começaram a aparecer, sempre com pneus macios envolvidos nos últimos testes pré-classificação. Charles Leclerc e Carlos Sainz, por exemplo, levaram a Ferrari à pista e fizeram tempos mais lentos que o ainda alto 1min15s641 de Pérez. Nada disso era muito representativo, uma vez que Max Verstappen chegou a andar em 1min12s na sexta-feira.

Lando Norris e o próprio Verstappen foram os primeiros a colocar os tempos nas casas de 1min14s e 1min13s, respectivamente. Evidentemente, lideravam. Bem como Fernando Alonso, quando cravou 1min13s697. E Pérez, em 1min13s587. Após 25 minutos, finalmente, os tempos começavam a se mostrar competitivos. O tráfego só iria aparecer a partir de então.

Pelos lados da Mercedes, ritmo longe de tranquilizar. Lewis Hamilton aparecia fora do top-10, com George Russell em oitavo. As atualizações do W14 estavam longe de causar um impacto explosivo, ao menos nas ruas estreitas de Mônaco.

Ainda antes de chegar à marca de metade do treino, Verstappen baixava um pouco mais: 1min13s583. Após 30 minutos, o líder do campeonato andava na ponta, seguido por Pérez, Sainz, Leclerc, Alonso, Russell, Ocon, Lance Stroll, Valtteri Bottas e Nyck de Vries.

Lewis Hamilton tenta ajustar ‘novo’ W14 no TL3 em Mônaco (Foto: AFP)

Logo ao passar pela marca, Pérez colocou as coisas na casa de 1min12s, mas Verstappen superou novamente instantes depois: 1min12s898.

Leclerc, que já tinha perguntado para a Ferrari se havia tocado o muro na Piscina, agora avisava que o carro pulava demais e precisava ser mudado, sobretudo na mesma Piscina.

Se a sexta-feira não mostrou tanta força assim da Red Bull apesar da liderança, o sábado era diferente. Pérez e Verstappen seguiam baixandos os tempos e renovando as melhores voltas, enquanto as rivais mais próximas mostravam certa dificuldade em acompanhar.

Na Mercedes, novas dificuldades para Russell, que declaradamente sofreu nos primeiros treinos. No rádio, ele mesmo avisou de uma batida do muro na Noghes. De leve, mas tocou.

Para os últimos 20 minutos, o ritmo de gente em ritmo de classificação diminuiu um pouco. Stroll voou ao terceiro posto, somente 0s1 atrás de Verstappen, enquanto as duas Williams conseguiram entrar no top-10. Um passo e tanto após o acidente de Alexander Albon no TL1 e o cuidado enorme que o time inglês mostrou ao longo do TL2. Valtteri Bottas também mantinha a Alfa Romeo renovada sempre por perto.

Pelos lados da McLaren, o treino funcionou diferente. A maior parte da sessão se deu com simulações de corrida, com tentativas de voltas velozes no fim. Mas Lando Norris, que foi muito bem nos treinos 1 e 2, errou na dele e passou fora na Nouvelle Chicane. De Vries, com a AlphaTauri, quase deu no muro da Sainte-Dévote também.

Se o tráfego finalmente aparecia nos últimos 20 minutos, assim também era com os problemas. Kevin Magnussen, que aparecia na 12ª colocação, passou direto na área de escape da Sainte-Dévote. Após certo malabarismo para retomar o caminho, parou na entrada da Portier. “Não tenho controle no volante”, avisou. A Haas mandou que parasse o carro. Assim, intervenção do safety-car virtual.

Ruim para Alonso, que vinha com o melhor primeiro setor do treino no momento da interrupção.

Hamilton bate na Mirabeau no final do TL3 em Mônaco (Vídeo: Reprodução/DAZN/F1 TV)

A bandeira verde veio com pouco mais de cinco minutos pela frente e a chance de ao menos algumas voltas rápidas, mas foi somente um sonho. Segundos depois, foi Hamilton quem escapou na entrada da Mirabeau e parou no muro. Bandeira vermelha.

O heptacampeão se desculpou com a Mercedes e ouviu que era melhor parar o carro e evitar de tentar sair. Como o bólido não tinha grandes danos, provavelmente Hamilton não terá ameaçada a participação na classificação, mas foi o suficiente para que a sessão não fosse retomada. E Lewis ainda foi multado por velocidade acima do permitido no pit-lane.

Qualquer chance de um happy-hour foi destruída pelos incidentes seguidos de Magnussen e Hamilton. Desta maneira, Verstappen e Pérez, lideraram mesmo. Stroll foi o terceiro.

F1 2023, GP de Mônaco, Monte Carlo, TL3:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:12.776 19
2S PÉREZRed Bull Honda 1:12.849+0.07324
3L STROLLAston Martin Mercedes 1:12.942+0.16619
4C SAINZFerrari 1:13.261+0.48520
5L NORRISMcLaren Mercedes 1:13.396+0.62021
6P GASLYAlpine 1:13.453+0.67724
7C LECLERCFerrari 1:13.475+0.69919
8L HAMILTONMercedes 1:13.486+0.71017
9E OCONAlpine 1:13.496+0.72018
10V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 1:13.521+0.74520
11G RUSSELLMercedes 1:13.590+0.81418
12K MAGNUSSENHaas Ferrari 1:13.624+0.84813
13N HÜLKENBERGHaas Ferrari 1:13.650+0.87416
14F ALONSOAston Martin Mercedes 1:13.697+0.92117
15Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:13.738+0.96221
16G ZHOUAlfa Romeo Ferrari 1:13.772+0.99620
17L SARGEANTWilliams Mercedes 1:13.851+1.07519
18A ALBONWilliams Mercedes 1:13.930+1.15423
19O PIASTRIMcLaren Mercedes 1:13.998+1.22218
20N DE VRIESAlphaTauri Honda 1:14.187+1.41124
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