Verstappen cita Singapura e Las Vegas e vê circuitos de rua como “fraquezas” do RB19

Max Verstappen disse que os circuitos de rua da Fórmula 1 destacaram algumas fraquezas do histórico carro da Red Bull, como as curvas de baixa velocidade e as oscilações no asfalto

Depois de 21 vitórias em 22 corridas na temporada, 19 com Max Verstappen e duas com Sergio Pérez, o RB19, carro da Red Bull na temporada 2023 da Fórmula 1, entrou para a história como o mais dominante da história da categoria. No entanto, segundo o neerlandês — agora tricampeão mundial —, a única derrota do ano, em Singapura, mostra que o conjunto austríaco ainda possui defeitos que precisam ser analisados para 2024.

Para Verstappen, as deficiências do RB19 se concentram em três aspectos principais: curvas de baixa velocidade, oscilações do asfalto e zebras. A derrota para a Ferrari de Carlos Sainz em Singapura, inclusive, reforçou essas características, e o neerlandês acredita que o carro sofre um pouco mais em circuitos urbanos.

“Claro que há [fraquezas]. Veja nossa corrida em Singapura”, disse Verstappen. “Em geral, nos circuitos de rua, acho que sofremos um pouco mais. Também aconteceu em Las Vegas. Curvas de baixa velocidade, oscilações e zebras não são pontos fortes no nosso carro. Então, são áreas que podemos melhorar”, apontou.

Apesar dos — poucos — problemas, a Red Bull conquistou 860 pontos na temporada, mais do que Mercedes, segunda colocada, e Ferrari, terceira, juntas. Além das 21 vitórias, foram 30 pódios ao longo do ano, com 21 de Verstappen e nove de Pérez.

O GP de Singapura foi a única corrida de Verstappen fora do pódio em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Segundo o campeão, a intertemporada servirá para que a equipe ataque suas deficiências e tente fortalecer ainda mais os vários pontos positivos.

“Estamos trabalhando para tentar melhorar o carro”, afirmou Max. “Acho que conhecemos nossas fraquezas. É nisso que vamos trabalhar, além de tentar fazer com que nossas forças fiquem ainda mais destacadas”, analisou.

Por fim, questionado sobre as três corridas preferidas de 2023, Verstappen citou a virada sobre Pérez em Miami — que, segundo a própria Red Bull, foi “mentalmente brutal” para o mexicano —, a vitória junto à torcida neerlandesa no GP dos Países Baixos e a remontada no GP do Japão, justamente a etapa seguinte à derrota em Singapura.

Para Verstappen, Las Vegas foi outro exemplo de que circuitos de rua não favorecem o RB19 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Vencer após me recuperar na corrida de Miami foi ótimo, aquilo foi importante”, avaliou. “Ganhar em casa, em Zandvoort, foi muito bom. E acho que a vitória em Suzuka, depois de um fim de semana difícil em Singapura”, elencou.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.