Red Bull diz que Miami foi “momento decisivo” para Pérez em 2023: “Mentalmente brutal”

Na opinião de Christian Horner, chefe da Red Bull, a derrota para Max Verstappen no GP de Miami foi um ponto de virada para Sergio Pérez no campeonato. Na ocasião, o neerlandês largou em nono e superou facilmente o companheiro de equipe, que saía na pole

Analisando a difícil temporada vivida por Sergio Pérez na Fórmula 1 2023, Christian Horner, chefe da Red Bull, apontou o exato momento em que a fase do mexicano começou a mudar no campeonato. Segundo o britânico, depois de duas vitórias nas quatro primeiras etapas do ano, na Arábia Saudita e no Azerbaijão, o mexicano sofreu um duro golpe em Miami e passou a sentir uma dificuldade enorme de se recuperar mentalmente.

“Acho que houve um momento decisivo este ano, que foi Miami, em que ‘Checo’ tinha um objetivo em aberto. Ele havia vencido duas corridas, e você conseguia ver que sua confiança estava em alta. E acho que Max ter vencido aquela corrida depois de largar em nono e tomar a liderança em um período tão curto foi bastante brutal mentalmente para ele”, reconheceu.

“Além disso, Mônaco foi a corrida seguinte, e as coisas se complicaram”, afirmou. “Max é simplesmente implacável. A partir dali, ele passou a ser perfeito nas corridas”, pontuou.

Segundo ele, ser companheiro de Max Verstappen, atual tricampeão mundial e vencedor de 17 corridas em 20 disputadas no ano, é o trabalho mais difícil do grid. Horner definiu o neerlandês como “implacável” e destacou a necessidade da força mental para encarar o trabalho de tentar superá-lo com o mesmo carro.

F1 2023, GP DE MIAMI, CORRIDA, DOMINGO, LARGADA, GRID, SERGIO PÉREZ
Sergio Pérez acena para o público antes da largada do GP de Miami (Foto: AFP)

“Acho que ser companheiro de Max Verstappen é, provavelmente, o trabalho mais difícil do pit-lane”, apontou Horner. “Ele é implacável e opera em um nível tão alto. Então, a mentalidade que você precisa ter cada vez que vê algum dado é do tipo: ‘como ele fez isso?'”, analisou.

“É necessária certa força mental para conseguir lidar com isso”, disse. “A fase que ele tem vivido nos últimos três, quatro anos, é de operar em um nível tão alto que seria difícil para qualquer piloto do grid”, analisou.

Ainda de acordo com Horner, a diferença entre os dois pilotos nas quatro primeiras corridas não era tão grande como no restante do campeonato. É justamente nisso que a Red Bull crê para argumentar que Pérez ainda voltará à sua melhor forma.

Max Verstappen venceu o GP de Miami e se divertiu (Foto: Red Bull Content Pool)

“Se você olhar para as performances de ‘Checo’ na primeira parte do ano, ele ficou próximo de Max no Bahrein e os dois fizeram uma grande corrida na Arábia Saudita, forçando um ao outro. As margens eram pequenas”, avaliou.

“Depois, veio a vitória no Azerbaijão. São essas performances que sabemos que ele é capaz de fazer. E acho que ele está voltando a essa mentalidade de tirar o máximo de si, para voltar a ter aqueles níveis de desempenho”, finalizou.

Fórmula 1 retorna na próxima semana com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.