McLaren critica postura da Red Bull por “não assumir erro” em violação ao teto de gastos
Em entrevista à BBC, Zak Brown mais uma vez cobrou transparência e disse que não viu ninguém na Red Bull dizer "simplesmente erramos" em relação à quebra do teto de gastos de 2021
A Red Bull cumpriu à risca a punição por ter violado o teto de gastos da temporada 2021 da Fórmula 1, mas as “desculpas” de Christian Horner para justificar o fato não desceram na garanta de Zak Brown. O CEO da McLaren enfatizou que preza pela “transparência” e que a rival em nenhum momento assumiu que havia cometido um erro.
A infração veio à tona em 2022. Na ocasião, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) constatou quebra inferior a 5% do limite de custos então estipulado em US$ 145 milhões (R$ 800 milhões, na cotação mais recente). Como sanção, multa de US$ 7 milhões (R$ 38 milhões) e perda de 10% do tempo em testes aerodinâmicos para 2023.
A Red Bull, claro, reclamou bastante da “punição exagerada” e se defendeu ao dizer que “pensávamos que as refeições não estavam inclusas no teto orçamentário, e todos os nossos funcionários comem e bebem de graça”. Só que o restante do grid, incluindo pilotos e dirigentes, achou que faltou rigor da entidade.
Brown voltou ao tema em entrevista à britânica BBC. “Conheço Christian há cerca de 25, 30 anos. Costumávamos correr um contra o outro. Diria que nos dávamos bem”, começou o CEO do time de Woking.
“Acredito em transparência. Acredito em levantar a mão quando se erra. O teto de gastos e as desculpas por trás, nunca ouvi um ‘simplesmente erramos’. Ouvi desculpas e ninguém assumir a responsabilidade”, continuou.
“Quando alguém viola o limite orçamentário e não parece levar isso a sério, atinge a integridade e o cerne do esporte. Não é algo pessoal para mim. É sobre proteger nosso esporte”, completou, emendando que não vai deixar de falar quando notar situações “que não são consistentes com nossos valores”.
“Vou falar sobre porque é importante que as pessoas entendam de onde viemos. Sei que isso nem sempre será necessariamente popular ou irá gerar amizade com todos no pit-lane. Mas o mais importante para mim é ser amigo da McLaren, dos nossos fãs e parceiros”, encerrou.
Apesar da punição, a Red Bull teve em 2023 o ano mais dominante da sua história na Fórmula 1, vencendo 21 das 22 corridas realizadas.
Após o recesso de verão, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
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