McLaren defende “decisão sensata” de parar Norris antes de bandeira vermelha no Brasil
Andrea Stella, chefe da equipe papaia, defendeu escolha por parar Lando Norris instantes antes da bandeira vermelha ser acionada no GP de São Paulo
A McLaren foi pega no contrapé pela bandeira vermelha que paralisou o GP de São Paulo, realizado neste domingo (3), na volta 33. A equipe tinha acabado de trazer Lando Norris e Oscar Piastri aos boxes e foi prejudicada quando os pilotos que não pararam ganharam um pit-stop de graça. Mesmo assim, Andrea Stella não vê a decisão de ter parado o piloto do #4 como errada.
Segundo o chefe da McLaren, a chuva estava apertando significativamente em Interlagos e Norris já pedia por um novo jogo de pneus intermediários. Com o safety-car virtual acionado por conta da escapada de Nico Hülkenberg, a equipe papaia viu uma janela para fazer o pit-stop.
No entanto, mesmo perdendo menos tempo, Norris, que estava em segundo, saiu dos boxes na quarta posição e viu Franco Colapinto estampar o muro na subida da Junção, o que acionou a bandeira vermelha. Após isso, o britânico não se recuperou e cruzou a linha de chegada apenas em sexto.
“Lando já estava dizendo que precisávamos de um novo conjunto de pneus. A chuva estava aumentando e havia um safety-car virtual. Acho que essas eram condições perfeitas para entrar nos boxes, porque você quer colocar o carro nos melhores pneus para o próximo stint com mais chuva”, comentou Stella.
“Você quer terminar a corrida e não quer ter aquaplanagem em pneus que estão se desgastando. E há um safety-car virtual, o que significa que vai fazer essa parada nos boxes no menor tempo possível. Então, para nós, isso foi uma decisão muito sensata”, completou.
Com a queda de Norris na corrida e a vitória de Max Verstappen, a diferença para o neerlandês no Mundial de Pilotos decolou para 62 pontos. O atual tricampeão tem 393 tentos e pode faturar o tetra já em Las Vegas, enquanto o titular da McLaren está na segunda posição, com 331.
Por outro lado, com Piastri também pontuando e ficando na oitava posição, a McLaren conseguiu ampliar a vantagem no Mundial de Construtores. Atualmente, a equipe britânica tem 593 pontos, enquanto a Ferrari tem 557 e vem em segundo e a Red Bull fecha o top-3, com 544.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 23 de novembro.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Bortoleto se desvincula da McLaren e encaminha acordo com Audi na Fórmula 1