McLaren vê “dia muito útil” e foca em “estar pronta para clima variável” nos Países Baixos
Teve de tudo na sexta-feira (23) em Zandvoort, e a McLaren aproveitou para testar o máximo de configurações possíveis já pensando na corrida
Em um único dia, a McLaren conseguiu testar inúmeras configurações de pneus na pista de Zandvoort, que recebe o GP dos Países Baixos neste fim de semana. Após os treinos livres de sexta-feira (23), Andrea Stella, chefe do time, celebrou a chance de buscar uma preparação melhor tanto para classificação quanto para a corrida, porém alertou que é preciso ter certeza de que a equipe estará preparada para as variações climáticas esperadas até domingo.
A primeira sessão foi um pouco atrapalhada pela chuva, tanto que os tempos só começaram a melhorar nos 25 minutos finais, quando o asfalto começou a secar e permitiu aos pilotos arriscarem os slicks. Lando Norris cravou 1min12s322 na volta final, assegurando a liderança depois de ver Max Verstappen chegar perto.
Relacionadas
O segundo treino já proporcionou um cenário mais concreto de trabalho, com pista seca o tempo todo. A Mercedes surgiu bastante forte com George Russell, o mais rápido, e Lewis Hamilton, terceiro colocado, porém a McLaren se colocou em segundo e quarto, com Oscar Piastri e Norris, respectivamente.
“Hoje, Zandvoort nos permitiu testar o carro em todas as condições, começando pelos pneus de chuva extrema, passando pelos intermediários até chegar aos secos no TL1”, começou Stella no comunicado oficial enviado à imprensa.
“No TL2, fizemos bons trechos com os pneus macios e médios para compará-los olhando mais no uso potencial para a corrida. Foi um dia muito útil, não apenas para a preparação da corrida, mas também para coletar bons dados e analisar as atualizações aerodinâmicas que temos neste fim de semana”, continuou.
“Agora, vamos nos concentrar em maximizar nosso desempenho para o resto do fim de semana. Sabemos que o clima é uma variável, então precisamos estar prontos para tudo, mas o primeiro dia nos Países Baixos pareceu encorajador”, finalizou Stella.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores