McLaren espera pilotos “mais ocupados” com gestão de energia na Austrália: “Será difícil”

Com a necessidade de recuperar energia ao longo de toda a volta, Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que a pista do GP da Austrália vai exigir um estilo de pilotagem diferente

Após três semanas de adaptação aos novos carros, já que a Fórmula 1 realizou testes de pré-temporada tanto em Barcelona quanto no Bahrein, Andrea Stella afirmou que os pilotos terão mais dificuldades para lidar com a unidade de potência no GP da Austrália, que acontece no início de março. Isso porque, de acordo com o chefe da McLaren, a pista em Melbourne não possui tantos pontos para recuperação de energia, algo tão importante no regulamento de 2026.

Durante as atividades no circuito de Sakhir, nomes experientes como Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Max Verstappen teceram duram críticas às novas regras, com o tetracampeão da Red Bull, inclusive, chamando a categoria de Fórmula E com esteroides”. Por causa da maior dependência da parte elétrica, os competidores tiveram de abusar do lift and coast — técnica de tirar o pé do acelerador antes do ponto de frenagem habitual — e até reduzir de maneira drasticamente as marchas em determinadas curvas, tudo para ter potência necessária nos setores de reta.

Por isso, em entrevista ao site Motorsport Week, Stella explicou como o estilo de pilotagem devem mudar bastante dependendo de cada circuito. “Em 2026, teremos de analisar as características dos circuitos, incluindo esse aspecto relacionado a quão exigente cada pista é em relação às demandas da unidade de potência. Barcelona foi, na verdade, relativamente exigente em termos de equilíbrio entre uso da energia e recuperação”, começou.

“Aqui no Bahrein foi relativamente mais fácil porque [o piloto] passa bastante tempo freando, o que basicamente permite fazer toda a recuperação de energia na frenagem. Não é preciso fazer nada de especial, como tirar o pé do acelerador, por exemplo, para aumentar o tempo em que se recupera energia da unidade de potência”, explicou o chefe da McLaren, que então analisou o que deve acontecer no circuito de Albert Park, que recebe a etapa de abertura da temporada 2026.

Chefe da McLaren disse que pilotos terão dificuldades no GP da Austrália (Foto: McLaren)

“Na Austrália, será um pouco mais difícil. Veremos os pilotos mais ocupados em termos de estilo de pilotagem para garantir que a unidade de potência seja explorada de forma eficiente na recuperação e na entrega de energia. E quando falamos em eficiência, queremos dizer eficiência por um longo período. Mas depois você precisa correr, e quando precisa correr, tem de defender, tem de atacar”, pontuou.

“Aqui, uma das coisas que precisávamos aprender também era como usar os recursos disponíveis na unidade de potência e que tipo de novos recursos você precisa ter sob controle do piloto para que a unidade de potência não seja apenas competitiva do ponto de vista de tempo de volta, mas também do ponto de vista de corrida — como quando precisa disputar posição com os rivais na pista. Aprendemos muito durante este teste”, destacou.

Por fim, agradeceu à Mercedes High Performance Powertrains, fornecedora de motores da McLaren, pelo suporte prestado até aqui. “Houve uma colaboração realmente forte com a HPP. Somos muito gratos pelos esforços que fizeram para garantir que estamos progredindo a cada dia. Mas vejo que ainda há bastante a aprender e, definitivamente, mais trabalho a fazer em termos de controle do motor, controle da unidade de potência e exploração da unidade de potência”, encerrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

Fórmula 1 retorna de 5 a 8 de março em Melbourne, palco do GP da Austrália, abertura da temporada 2026.

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ Asa macarena, sidepods e retrovisores: todas as inovações das equipes da F1 para 2026
▶️ McLaren na ponta e fiasco da Aston Martin: os números da pré-temporada da F1 no Bahrein
▶️ 5 coisas que aprendemos com dia 6 dos testes da F1 2026 no Bahrein
▶️ Leclerc voa e põe Ferrari na liderança em último dia de testes da F1 no Bahrein. Bortoleto é 7º
▶️ FIA se posiciona sobre asa traseira inovadora da Ferrari na F1 2026

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!