McLaren fala em “grande impulso” após pré-temporada, mas mantém cautela: “Não queremos criar expectativas”

Éric Boullier traçou um paralelo entre o momento vivido pela McLaren na pré-temporada do ano passado e o avanço significativo exibido nos testes em Barcelona neste ano. Contudo, apesar da notória evolução em todos os sentidos, o engenheiro francês ainda é muito cauteloso sobre o que o novo MP4-31 vai poder fazer em 2016

Os números não mentem: a McLaren melhorou significativamente nesta pré-temporada. O quanto em relação às outras equipes do grid e o quão longe Fernando Alonso e Jenson Button vão poder chegar em 2016, é só o tempo que vai poder dizer, mas a pré-temporada deste ano foi muito mais animadora em relação a 2015. A ponto de Éric Boullier, diretor de corridas da McLaren, reconhecer que os testes realizados nas últimas semanas em Barcelona foram “um grande impulso” para o time. Porém, o francês prefere esperar e não criar expectativas sobre o que a equipe vai poder alcançar em 2016.
 
Neste segundo ano da nova parceria com a Honda para o fornecimento de motores, a McLaren completou 710 voltas em oito dias de testes. Na comparação com 2015, o avanço é brutal: em 12 dias de testes, ou três sessões no ano passado, o time de Woking completou apenas 380 voltas com um motor extremamente novo, o que acabou comprometendo todo o desempenho do time em 2015.
 
Boullier comparou as sensações vividas em 2015 e neste ano e se mostrou realmente aliviado por conseguir fazer um trabalho próprio de pré-temporada.
A McLaren deu um grande salto de qualidade em 2016 (Foto: Getty Images)
“No ano passado nós não pudemos fazer nada no carro. Nenhuma checagem, na verdade. Ao passo que, neste ano, tivemos muita coisa. Em termos dos sistemas e do próprio carro em si, forçamos alguns limites em alguns dos novos projetos que tínhamos no carro. Alguns deles falharam, outros deles não, o que é normal num procedimento de teste, mas estou feliz com  os resultados”, destacou.
 
“Ao menos agora nós completamos esta quilometragem ao longo dos últimos oito dias, então estamos muito mais preparados e confortáveis. Nós também temos mais informações, então sabemos para onde ir e que isso vai ser um grande impulso para o nosso desenvolvimento”, analisou Boullier.
 
A versão que vai à pista no fim de semana do GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2016 do Mundial de F1, será um pouco mais evoluída do que o MP4-31 guiado por Button e Alonso nos testes de inverno. Até lá, contudo, Boullier prefere manter os pés no chão antes de ver o ritmo real da McLaren na comparação com as outras equipes do grid.
 
“Nós temos uma comparação, que é o tempo de volta, quando nós estamos obviamente competindo nas mesmas condições. Partindo deste ponto, nós sabemos onde nós estamos e o que nós queremos alcançar e vamos ver para onde nós vamos. Agora, não queremos criar palavras, não estamos em posição de traçar quaisquer previsões, então não queremos ter nenhuma expectativa falsa”, finalizou.
VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.