McLaren vê Norris “impressionante” em SP, mas Verstappen tem “pequena vantagem”

Embora satisfeito com o segundo lugar de Lando Norris no GP de São Paulo, Andrea Stella admitiu que a McLaren precisa fornecer um equipamento melhor para o britânico brigar com Max Verstappen

A McLaren terminou o GP de São Paulo deste domingo (5) com um misto de sentimentos. Embora “impressionado” com o desempenho de Lando Norris, que terminou a prova em segundo lugar, o chefe da equipe, Andrea Stella, destacou a necessidade de fornecer um equipamento melhor para o britânico ter chance de competir com Max Verstappen, que, mais uma vez, dominou o fim de semana.

“Após uma tarde desafiadora para a equipe, saímos com bons pontos e mais troféus. Pelo lado de Lando [Norris], temos sentimentos um tanto mistos”, disse Stella em entrevista após a corrida em Interlagos. “No geral, uma corrida impressionante de Lando e pontos importantes para a equipe”, celebrou.

“Por um lado, ficamos satisfeitos por ele ser o único piloto rápido o suficiente para competir com Verstappen. Porém, ao longo da corrida, temos de aceitar que ele [Verstappen] ainda tem uma pequena vantagem de desempenho e ainda temos algum trabalho a fazer para reduzir essa diferença”, admitiu.

Quando questionado sobre o desempenho de Oscar Piastri em São Paulo, Stella lamentou que a confusão logo na largada, protagonizada por Alexander Albon e Kevin Magnussen, tenha sobrado para o australiano — que sofreu danos severos na asa dianteira e ficou uma volta atrás na relargada da 20ª etapa da temporada.

Oscar Piastri não somou pontos no GP de São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Pelo lado de Oscar [Piastri], sua corrida foi comprometida, infelizmente, depois de se envolver em um incidente de outra pessoa na largada. A equipe fez um trabalho excepcional para reparar danos substanciais no carro durante a bandeira vermelha e colocá-lo de volta na corrida”, afirmou.

“Apesar disso, o carro de Oscar ainda tinha danos em componentes aerodinâmicos importantes e carregava um déficit significativo de tempo por volta durante toda a corrida. No entanto, foi um exercício útil para ganhar experiência em uma pista que nunca havia corrido antes”, completou.

Após as três etapas em sequência — EUA, Cidade do México e São Paulo —, Stella viu um saldo positivo deixado pela McLaren. “Depois desse longo turno triplo, meus agradecimentos vão para toda a equipe, tanto na pista quanto na fábrica, e para nossos colegas na HPP [fábrica de motores da Mercedes] pelo empenho e apoio contínuo”, disse.

Alexander Albon perdeu controle da Williams e acertou Kevin Magnussen na largada (Vídeo: Sky Sports)

“Saímos com 63 pontos de uma seleção de pistas que sabíamos que não necessariamente se adequavam ao nosso carro, o que é encorajador em termos de competitividade geral. Agora, é hora de recarregar as energias e se preparar para a última rodada dupla da temporada, começando em Las Vegas, daqui a duas semanas”, concluiu.

Agora com 282 pontos, a McLaren permanece no quarto lugar do Mundial de Construtores, à frente da Aston Martin — que tem 261.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton.

Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

VERSTAPPEN VENCE, ALONSO x PÉREZ EMPOLGA GP de São Paulo: tudo sobre a F1 2023 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.