McLaren minimiza ausência de ‘mini-DRS’ no GP dos EUA: “Não há ingrediente secreto”

Zak Brown, CEO da McLaren, minimizou efeito do ‘mini-DRS’ no MCL38 e disse que “ofereceu fazer uma pequena modificação”

A polêmica asa traseira flexível da McLaren, que provocou um efeito de ‘mini-DRS’ no MCL38, está com os dias contados. Após muita reclamação das equipes e uma revisão da FIA, a peça precisará ser modificada para o GP dos Estados Unidos, algo que Zak Brown, CEO da equipe, concordou em fazer. Segundo o dirigente, a modificação “não fará muita diferença”.

No GP do Azerbaijão, a asa traseira do MCL38 foi vista se distorcendo em trechos de alta velocidade, especialmente nas retas, o que provocava um ‘mini-DRS’ no carro. Apesar de Brown garantir que a equipe “passou em todos os testes”, demais equipes e pilotos protestaram, o que obrigou a Federação Internacional de Automobilismo a pedir uma alteração na peça. 

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Brown destacou que as equipes estão buscando respostas para o bom momento da McLaren e que isso é “totalmente natural”. No entanto, o dirigente acredita que boa parte das conclusões tiradas pelos times são “incorretas” e que “não há ingrediente secreto”. 

“Todos sempre estão olhando para o carro que está vencendo para entender o que estão fazendo. É totalmente natural que as pessoas estejam olhando para o nosso carro neste momento e chegando a conclusões, muitas delas incorretas”, comentou em entrevista ao The Times.

Polêmica do ‘mini-DRS’ da McLaren surgiu em Baku e provocou reação da FIA (Foto: McLaren)

“Passamos em todos os testes. Oferecemos fazer uma pequena modificação, apenas porque não achamos que fará muita diferença e há muito barulho em torno disso. Então, para demonstrar que não há nenhum ingrediente secreto, decidimos modificá-lo ligeiramente”, continuou. 

Atualmente, a McLaren segue abrindo em relação à Red Bull no Mundial de Construtores após uma vitória dominante de Lando Norris em Singapura. No momento, são 516 pontos para a equipe papaia, que lidera, enquanto o time austríaco vem em segundo, com 475.

Já no Mundial de Pilotos, Max Verstappen segue na ponta, com 331 pontos, seguido por Norris, que tem 279. “Eles [rivais] não estariam fazendo seu trabalho se não estivessem fazendo barulho. É um elogio que as pessoas estejam olhando para o nosso carro e nos desafiando. Temos boas inovações no carro”, concluiu Brown. 

A Fórmula 1 agora volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

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