Mercedes explica distância entre Hamilton e Russell na Austrália: “Acertos diferentes”

Chefe da Mercedes, Toto Wolff disse que equipe alemã testou configurações diferentes para Lewis Hamilton e George Russell na Austrália, com resultados positivos em apenas um dos carros

A Mercedes deixou o primeiro dia de atividades da Fórmula 1 no GP da Austrália, nesta sexta-feira (31), com 80 voltas completas na pista, mas sem a certeza de que o W14 apresentou uma melhora em relação às duas primeiras corridas da temporada. Chefe do time alemão, Toto Wolff explicou que as Flechas de Prata testaram duas configurações diferentes nos carros de Lewis Hamilton e George Russell — e encontraram resultados opostos.

“Nós tentamos dois acertos diferentes [em cada carro]”, afirmou Wolff ao portal inglês Sky Sports. “Funcionou em um carro, mas não no outro. Os pilotos fazem o que acharem certo em seus carros. Todos seguem as direções da configuração, e isso muda com muita frequência entre sexta-feira e sábado”, destacou.

“Então, você percebe que uma configuração era melhor do que a outra”, disse. “Mas não é como se nós especificássemos uma configuração que eles tenham de usar”, garantiu.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Hamilton marcou o melhor tempo da Mercedes no primeiro dia da Austrália, com 1min19s223 no TL1 (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Wolff demonstrou confiança de que a Mercedes tem encontrado seus pontos fracos, mas acalmou a ansiedade dos fãs e disse que não espera uma atualização até, pelo menos, o GP da Emília-Romanha — marcado para acontecer entre os dias 19 e 21 de maio. Ainda assim, o austríaco disse que a equipe deve manter os pés no chão e não esperar uma melhora significativa do dia para a noite.

“Nós estamos dando bons passos, fazendo um bom desenvolvimento, mas você precisa testá-los, confirmá-los e produzi-los”, ressaltou. “Então, acho que não estamos esperando por uma atualização antes de Ímola. Queremos fazer isso direito e estamos indo em uma boa direção, mas não podemos esperar um milagre de, de repente, conseguir a pole por 0s5”, admitiu.

Por fim, Wolff destacou o objetivo atual da Mercedes na Fórmula 1: se consolidar como terceira força do campeonato, entre Aston Martin — atualmente a segunda — e Ferrari. Na visão do chefe da equipe alemã, o foco do trabalho deve estar em acertar o carro da melhor maneira possível e entender o comportamento dos pneus.

“Acho que é mais sobre consolidar nossa posição entre Ferrari e Aston Martin. Esse seria um bom passo”, destacou. “Nas próximas três corridas, não iremos acrescentar performance. É sobre encontrar as melhores soluções de configuração e colocar os pneus na janela certa [de temperatura]”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Austrália de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. O fim de semana continua com o TL3, marcado para as 22h30 [de Brasília, GMT-3] de sexta-feira. Pouco depois, às 2h do sábado, a classificação, que o GP também acompanha com SEGUNDA TELA.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.