Mercedes diz que 2° pit seria ruim para Hamilton na França: “Teria de passar o Pérez”

E se Lewis Hamilton também tivesse feito um pit-stop extra na França? A Mercedes sente que seria um erro, já que o britânico perderia tempo com Sergio Pérez, da Red Bull

Verstappen arrisca na estratégia e bate Hamilton: os melhores momentos do GP da França (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

A Mercedes não reagiu ao segundo pit-stop da Red Bull com Max Verstappen e, assim, viu a vitória escapar das mãos de Lewis Hamilton. A diferença de estratégias levou o britânico a cruzar a linha de chegada em segundo na França, mas a equipe alemã não sente necessariamente que errou: seria difícil fazer uma estratégia de pit-stop extra funcionar em Paul Ricard.

Quem diz isso é Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes. O dirigente diz que um segundo pit-stop de Hamilton o deixaria em quarto, atrás de Sergio Pérez, com pneus mais conservados. A Red Bull usou ordens de equipe para que Verstappen passasse o mexicano, mas a história seria muito diferente com o heptacampeão.

“Acho que colocar o Lewis [Hamilton] em uma estratégia de duas paradas não funcionaria tão bem assim”, disse Shovlin. “O Max [Verstappen] nos superou por pouco, e nós teríamos de ultrapassar o Sergio [Pérez], que é algo que obviamente seria mais difícil para o Lewis do que foi para o Max”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

FÓRMULA 1; F1; GP DA FRANÇA; PAUL RICARD; MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON;
Lewis Hamilton e Max Verstappen travaram novo duelo (Foto: Antonin Vincent/Getty Images/Red Bull Content Pool)

A Mercedes apenas pediu que Hamilton cuidasse dos pneus gastos, torcendo para Bottas segurar Verstappen na briga pelo segundo lugar. Como o finlandês foi superado facilmente, o britânico acabou exposto. Uma manobra na penúltima volta rendeu a vitória ao holandês.

O que a Mercedes não consegue entender ainda é como ficou de mãos atadas em Paul Ricard. A equipe liderava com Hamilton desde a largada e conseguia até abrir vantagem, mas perdeu a liderança no primeiro pit-stop de forma inesperada.

“Nós achamos que, com mais de 3s de vantagem sobre o Max [Verstappen], estávamos protegidos contra o undercut, e não foi o caso. Mesmo agora, ainda não entendemos por completo o que levou nossas projeções a dizer que estaria tudo bem. Claramente tem algo que precisamos entender melhor aqui”, lamentou Shovlin.

“O pneu duro estava bom logo de cara, mas precisamos analisar tudo. Não entendemos como perdemos a posição. Podemos dizer que perdemos 2s5, mas ainda é algo que precisamos decifrar e entender em detalhes para entender como fomos superados por alguém vindo tão de trás. Não esperávamos isso”, encerrou.

A vitória deixa Verstappen com 12 pontos de vantagem sobre Hamilton no Mundial de Pilotos. A chance de reação da Mercedes é já nesta semana, com o GP da Áustria no Red Bull Ring.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.