Mercedes diz que Russell “só defendeu posto” e minimiza crítica de Verstappen em Baku

Toto Wolff, chefe da Mercedes, minimizou problema na corrida sprint no Azerbaijão e avaliou as dificuldades de Lewis Hamilton

Verstappen e Russell se desentenderam ao final da sprint em Baku (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

O grande destaque da corrida sprint do GP do Azerbaijão, neste sábado (29), foi a briga dentro e fora da pista entre George Russell e o líder do campeonato, Max Verstappen. Na primeira prova curta da temporada 2023, Russell passou Verstappen na largada com direito a toque, algo que incomodou muito o holandês. Mas Toto Wolff, chefe da Mercedes, crê que tenha sido somente um incidente comum de corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na avaliação de Wolff, nada além duma briga normal por posição. Mesmo que Verstappen tenha ido tirar satisfação com Russell depois da prova, com direito a chamar o inglês de “otário”.

“O contato de Max e George foi um incidente de corrida. Max tentava levar a melhor por fora, e isso nunca é fácil. Ele acabou com danos [no carro], o que atrapalhou a corrida. É compreensível o motivo de estar chateado, mas George estava apenas defendendo a posição”, opinou.

Max Verstappen partiu para cima de George Russell (Foto: Reprodução)

Questionado sobre se Verstappen age de maneira diferente contra as Mercedes, tinha uma resposta pronta. “Não, acho que Max corre diferente contra Lewis. Mas entre os pilotos da mesma geração, todos são bem duros uns com os outros. Todos se conhecem bem”, disse.

Com relação ao novo formato, deixou claro que agora é hora de debater para saber como seguir em frente. “Queríamos ver como seria neste fim de semana. Acho que foi bom termos feito: agora podemos avaliar o impacto, ver como ajustar e tirar o melhor produto possível.”

Sobre as dificuldades de Lewis Hamilton na corrida sprint, viu culpa do desgaste de pneus no tráfego.

“O quarto lugar foi resultado muito sólido para o desempenho do carro neste fim de semana. O último terço da corrida foi muito forte para George: beneficiou-se do ar limpo. Mas, como ficou claro com Lewis, quando você está preso no tráfego, os pneus tendem a acabar”, avaliou.

“Lewis ficou preso no sétimo lugar, então precisamos analisar bem o que aconteceu para que possamos melhorar amanhã”, continuou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 8h (de Brasília, GMT-3).

🔴F1 2023 AO VIVO: TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT DO GP DO AZERBAIJÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.