Mercedes e Racing Point barram plano de grid invertido em rodadas duplas da Fórmula 1

Pensando na volta da temporada 2020 em novos moldes, a Fórmula 1 pode ter rodadas duplas em determinadas etapas. Uma das ideias é realizar a segunda corrida com o chamado grid invertido, mas Mercedes e Racing Point ainda precisam ser convencidas disto

Na última semana, a Fórmula 1 divulgou maneiras com que pensa em retomar a categoria em 2020 – com ideias especificamente projetadas para os GPs da Áustria e da Inglaterra, que têm como plano a realização de rodadas duplas.

Uma das possibilidades levantadas foi a do grid invertido, em que o líder da classificação sairia em último em uma corrida de classificação disputada no sábado do segundo final de semana de GP no mesmo local. Mas a ideia foi rechaçada, primeiramente, por duas equipes: Mercedes e Racing Point.

A informação é do site ‘Race Fans’, que aponta que ambas, porém, aceitaram pensar e analisar essa possibilidade e, durante esta semana, informar se voltam atrás e aceitam o grid invertido.

Racing Point é uma das que discorda do grid invertido (Foto: Racing Point)

Um dos argumentos contrários é que, como a classificação no Mundial definiria a inversão do grid, a segunda corrida na Áustria, palco da possível abertura do campeonato, poderia ter na pole alguém que simplesmente abandonou a primeira corrida propositalmente, sendo ‘lanterna’ automaticamente da temporada.

Para que a medida seja aprovada, ela precisa da aceitação de todas as 10 equipes do grid. Em 2019, a ideia de grid invertido já havia sido negada por Toto Wolff, chefe da Mercedes, que afirmou que “pareceu errado” mudar.

No momento, o objetivo da F1 é ir para o Red Bull Ring tanto no final de semana de 5 de julho, como no de 12 de julho – já que a Áustria liberou os eventos, desde que sem público.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.