Mercedes evita pensar em piloto para ocupar lugar de Hamilton: “Plano A é Lewis”

Toto Wolff disse que ainda não conversou com nenhum piloto pensando na temporada 2024 da Fórmula 1 porque a sua primeira opção é Lewis Hamilton, e o inglês não deu sinais de que pretende deixar o time ao final do contrato

Lewis Hamilton e Mercedes construíram um dos casamentos mais bem-sucedidos da história da Fórmula 1, e Toto Wolff admitiu que é difícil imaginar qualquer outro nome para o lugar do heptacampeão. O chefe da equipe alemã, inclusive, garantiu que isso não é uma preocupação de momento para a próxima temporada, pois é Lewis quem continua sendo o seu “plano A”.

A declaração de Wolff foi dada à revista inglesa Autosport. Como Hamilton tem contrato apenas até o final deste ano, muito se especula sobre o futuro do heptacampeão, sobretudo diante da atual realidade da Mercedes. Depois de um período de glórias, conquistando oito títulos consecutivos entre os construtores, a base em Brackley foi destronada pela Red Bull no ano passado, com a mudança no regulamento, e ainda viu a Aston Martin dar um salto no início da temporada 2023 e ocupar o posto de segunda força da F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DA AUSTRÁLIA, MELBOURNE, DOMINGO, LEWIS HAMILTON, MERCEDES
Lewis Hamilton celebra pódio no GP da Austrália: heptacampeão tem contrato com a Mercedes até final de 2023 (Foto: Mercedes)

Toto já falou que, por mais confiança que tenha na renovação de Hamilton, sabe precisa entregar à sua grande estrela um carro vencedor. Mesmo assim, ainda não cogitou nenhum nome para ocupar o posto que um dia será deixado pelo #44. “Pode parecer ingenuidade, mas realmente reluto em pensar num plano B, quando o meu plano A ainda é o meu favorito.”

“Não quero entrar em discussões com outros pilotos, porque estou feliz com os que estão no time, sem dúvida. No momento, não há plano B. É Lewis”, garantiu o dirigente austríaco.

Outro ponto também defendido por Wolff é a postura do próprio Hamilton, que ainda não tocou no assunto aposentadoria, segundo o chefão da Mercedes. Toto acredita, aliás, que Hamilton “falaria cedo” com o time sobre deixar a F1.

“Acho que ele nos diria cedo o suficiente [para pensar em um substituto]. Não acho que Lewis diria ‘Não posso mais fazer isso, vou embora amanhã'”, avaliou. “Ele sentiria a responsabilidade pela equipe, não deixaria o time sozinho. Pilotos podem sempre tomar decisões [do tipo], mas ele não nos decepcionaria”, continuou Wolff, dizendo, por fim, que não vê a Mercedes tendo problemas para achar um piloto quando o dia chegar.

“Acho que se você se vê como uma equipe atraente para os outros, vai encontrar soluções”, encerrou.

No fim de semana da F1 na Arábia Saudita, Hamilton enfatizou o amor que sente pela Mercedes, dizendo-se “grato por todos que tem estado nessa jornada”.

“Amo essa equipe, sou muito grato por todos que tem estado nessa jornada comigo aqui. Não penso em estar em nenhum outro lugar e não me vejo desistindo”, salientou, ressaltando, no entanto, que tem “tentado ser paciente” para ajudar a equipe na evolução do W14.

“Já passei por isso antes, vesti a camisa várias vezes. Mas estou tentando ser paciente, trabalhando junto ao time para chegarmos a um bom lugar. E isso é tudo que posso dizer agora. Não vou para lugar nenhum”, cravou o veterano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.