Mercedes reconhece que acidente de Bianchi ofuscou conquista do título: “Não podemos esquecer o que aconteceu”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, lembrou Jules Bianchi e disse que o acidente com o francês no Japão tirou um pouco da alegria da marca alemã com o título entre os construtores. Wolff também reconheceu que Ross Brawn teve papel fundamental na formação da equipe prateada na F1

A Mercedes admitiu que a conquista do título antecipado entre os construtores, assegurado neste fim de semana com a dobradinha de Lewis Hamilton e Nico Rosberg no GP da Rússia, foi ofuscada pela preocupação constante com o estado crítico de Jules Bianchi, que segue internado no Japão, depois do forte acidente que sofreu no fim da corrida em Suzuka, há uma semana.

Na volta 43 da etapa nipônica, o francês perdeu o controle do carro na curva 7 devido à aquaplanagem e, depois de escapar do traçado, acabou se chocando contra um trator que fazia a retirada da Sauber de Adrian Sutil, que saíra no mesmo ponto, mas no giro anterior. A pancada foi violenta, com força estimada de 50 G, já que a Marussia #17 vinha a 203 km/h.

Conversa entre Paddy Lowe e Lewis Hamilton após vitória e título da Mercedes na Rússia (Foto: AP)

Pouco antes da etapa em Sochi, os pilotos e toda a comunidade da F1 se reuniram em homenagem a Bianchi no grid de largada, deixando claro a união e o apoio do paddock ao jovem e sua família.

Embora tenha já celebrado o Mundial, Toto Wolff, o chefe da Mercedes, reconheceu que a alegria não foi tão grande por conta do acidente com o piloto da Marussia. "Não devemos nos esquecer do que aconteceu na semana passada e, mesmo celebrando e muito satisfeito com o trabalho que todos fizeram neste ano, não podemos esquecer o que aconteceu com Jules", afirmou.

Wolff, então, se declarou orgulhoso do esforço feito por todos os seus comandados na busca pelo título e lembrou também de Ross Brawn. O engenheiro inglês foi o principal protagonista da empreitada da montadora alemã em 2010, quando a marca comprou a Brawn e decidiu ter o próprio time na F1. Ross, entretanto, deixou a esquadra no fim do ano passado.

"Eu me sinto orgulhoso de fazer parte dessa equipe, parte de um time cuja base foi construída por Ross Brawn. Ele teve um papel importante aqui dentro. Acho que tomamos as decisões certas e temos os recursos corretos. Todo o pessoal em Stuttgart percebeu o que era necessário fazer e, desde então, só fomos crescendo e o resultado de tudo isso está aí", acrescentou o austríaco.

Restando apenas três etapas para o fim da temporada 2014, a Mercedes alcançou o título ao somar 565 pontos e abrir uma distância de 219 para a rival mais próxima, a Red Bull. Até o momento, a equipe prateada conquistou 13 vitórias em 16 corridas, além de 15 poles. Hamilton lidera o Mundial de Pilotos, com 17 pontos a mais que Rosberg.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.