Mercedes retoma normal e abre fim de semana na frente na Espanha. Red Bull prefere mistério

Ao que parece, a Mercedes enfim entendeu o poderoso carro que construiu e vem em vantagem depois dos primeiros treinos livres na Espanha. Já a Red Bull surge tranquila demais para quem terminou longe da ponta da tabela

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

A sexta-feira (7) de treinos livres na Espanha lembrou muito as últimas temporadas em que a Mercedes surge imediatamente forte e acaba com qualquer previsão de equilíbrio. De fato, a equipe alemã se impôs ao comandar as duas sessões e deixou a impressão de ter uma liderança folgada. Lewis Hamilton fechou o dia com o melhor tempo em 1min18s110, apenas 0s139 mais rápido que o companheiro, Valtteri Bottas. A esquadra da estrela não levou nenhuma grande novidade para Barcelona, mas deixou claro o bom trabalho feito para compreender os segredos do difícil W12. Tanto é verdade que conduziu os dois pilotos em configurações aerodinâmicas diferentes – assim como já havia feito em Portugal, na semana passada. Sendo assim, há um significativo passo à frente.

O ritmo de classificação da dupla dos carros pretos foi muito veloz, especialmente o do heptacampeão, mesmo com mais downforce. O inglês se queixou muito menos de instabilidade e disse que “o equilíbrio é semelhante ao que tínhamos na última corrida. Está perto, mas parece que temos um ritmo decente”. Os tempos de volta comprovaram também a eficiência do W12 com os três compostos levados pela Pirelli e que fazem parte da gama mais dura: C1 (duro/branco), C2 (médio/amarelo) e o C3 (macio/vermelho).

Por isso, o desempenho de corrida chamou a atenção. Em cima dos vermelhos, Hamilton andou na média em 1min23s3, sendo o mais rápido. Bottas e Sergio Pérez foram capazes de andar muito perto das marcas do britânico. Já com os médios, os registros foram ainda melhores, na casa de 1min22s9, contra 1min23s0 do companheiro Bottas.

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Lewis Hamilton foi superior na sexta-feira (Foto: Mercedes)

Diante disso, a Mercedes entra no fim de semana em vantagem. “Acho que foi a nossa melhor sexta-feira até agora. Foi muito encorajador”, afirmou o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

Por outro lado, a Red Bull não viveu um dia tão impressionante. A equipe austríaca sequer figurou perto da liderança na segunda sessão do dia e ainda viu Max Verstappen cometer pequenos erros durante os treinos. O holandês foi apenas o nono colocado, enquanto Pérez terminou logo atrás, em décimo. A diferença entre eles foi de pouco mais de 0s1. Só que a distância para Hamilton foi considerável: 0s6.

Portanto, o desempenho (a falta de) dos taurinos causa estranheza, especialmente em um momento de grande equilíbrio técnico entre as duas adversárias. É improvável que a Red Bull tenha andado para trás em apenas sete dias, sobretudo em um circuito que costuma atender bem a todo o tipo de exigência. Então, parece possível dizer que os austríacos escondem algo. E há outros indícios.

O primeiro deles vem de Verstappen. É bem verdade que o tempo que o colocou em nono foi feito com os pneus médios, mas isso só aconteceu porque ele errou durante a simulação de classificação e perdeu um jogo de pneus macios. Também certo dizer que a volta era muito boa – estava a apenas 0s1 pior que os carros pretos. Na sessão matutina, Max já havia acompanhado bem os rivais em cima da borracha vermelha.

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Max Verstappen na pista de Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool)

Além disso, ninguém se mostrou especialmente preocupado com o déficit de tempo notado na tabela. “No geral, acho que tivemos um dia muito bom e o carro parece competitivo. Eu espalhei um pouco na Curva 10 na minha volta rápida no segundo treino livre, mas não tenho nada grave a reportar em ambas as sessões”, disse o holandês.

“O quão competitivos estaremos amanhã sempre será uma questão que marca a sexta-feira, mas da nossa parte estamos bem contentes. É claro que você sempre quer evoluir e ir melhor, então temos de ter certeza de que estaremos competitivos amanhã.”

O ritmo de corrida foi pior que o da Mercedes, também é verdadeiro, mas tanto Max quanto Sergio trabalharam muito mais para entender o desgaste dos compostos em corrida. É uma preparação diferente, sem dúvida.

Então, a folha de tempos ainda pode enganar. Em uma pista de difícil ultrapassagem, a classificação será fundamental e, diante do que se viu nesta sexta-feira, a briga será apertada, ainda que Hamilton ocupe com justiça o posto de homem a ser batido.

Fórmula 1 volta a acelerar em Barcelona na manhã deste sábado para o terceiro treino livre, às 7h (de Brasília). Já a classificação que vai definir o grid de largada da quarta etapa da temporada está marcada para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

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