Mercedes vê conclusão positiva do Pacto da Concórdia e cita “maior transição que F1 já viu”

Após muito mistério, Toto Wolff aceitou o novo Pacto da Concórdia e o assinou para vigorar até 2025. Para o dirigente da Mercedes, as mudanças que o acordo promete para o regulamento vão ser as maiores da história da Fórmula 1

Na última semana, a Fórmula 1 conseguiu assinatura de todas as equipes para o novo Pacto da Concórdia. O acordo, que vale de 2021 a 2025, visa tornar a categoria financeiramente mais parelha. Para Toto Wolff, CEO e chefe de equipe da Mercedes, esta é a maior mudança da história do esporte.

Inicialmente, a Mercedes mostrou insatisfação com o acordo e o Liberty Media. O time alemão ameaçou não assinar o Pacto da Concórdia porque acreditava que Ferrari e Red Bull receberiam mais contrapartidas na divisão e, por isso, entendia que era injusto. Antes do GP da Espanha, porém, a equipe decidiu aceitar as exigências.

Para Wolff, o novo Pacto da Concórdia vai causar mudanças nunca vistas na história da Fórmula 1.

“Nós sempre dissemos que queríamos continuar na F1, então a assinatura do acordo não foi necessariamente uma surpresa. Mas estamos felizes que as negociações chegaram a uma conclusão positiva”, afirmou o dirigente ao site americano Motorsport.

Todas equipes da Fórmula 1 assinaram o novo acordo até 2025 (Foto: Mercedes)

“Estamos comprometidos com o esporte e ansiosos para os próximos anos, que veremos a maior transição da história da Fórmula 1. Isso vai recompensar equipes ágeis e de mente aberta que conseguem adaptar as demandas do novo regulamento”, seguiu o austríaco.

A novela do novo Pacto da Concórdia durou cerca de um ano. O atual documento, assinado em 2013 e que tem duração até 31 de dezembro de 2020, é responsável por determinar a distribuição de receita e dos acordos comerciais entre as equipes do grid, além de regular também quanto cada time recebe de premiação ou tem de pagar de inscrição a cada início de temporada.

O Pacto também determina quesitos amplos, como regras sobre os direitos de transmissão da categoria, aspectos mais específicos e que evoluem com os anos, como taxas pagas pelos promotores para realizar uma etapa do Mundial e veiculação de imagens de um fim de semana de corrida.

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