Newey afirma que regulamento da F1 dá peso demais aos motores: “É difícil uma fabricante de chassis contornar isso”
O projetista da Red Bull, Adrian Newey, afirmou que o regulamento do Mundial de F1 deveria equilibrar mais a performance do piloto, das fabricantes de chassis e das fornecedoras de motores. Do jeito que é hoje, é praticamente impossível contornar uma vantagem de uma unidade de força apenas com o trabalho no carro, segundo o ‘mago da aerodinâmica'

Ainda motivado
Embora tenha decidido se afastar da F1 após mais de duas décadas sendo um dos mais conceituados projetistas da categoria, Adrian Newey continua motivado para fazer um bom trabalho em 2015. É o que garante o chefe da Red Bull, Christian Horner. O dirigente não descarta, também, que Newey volte a ter um envolvimento maior com a F1 no futuro caso os regulamentos voltem a ser mais permissivos
"Quem sabe? Está bem longe isso. Mas ele ainda está motivado, dá para ver. Se as regras mudarem e se tornarem mais abertas, talvez isso abra o apetite dele para ficar mais envolvido. Mas ele está curtindo a chance de encarar novos projetos", disse.
A Red Bull já anunciou que Newey vai passar a se dedicar a um projeto relacionado à America's Cup, tradicional corrida de barcos. Mas, segundo Horner, a atuação de Newey como consultor do departamento técnico do time de F1 vai continuar, com o engenheiro dividindo seu tempo em uma escala 50%-50%.

Por quatro dias, oito equipes marcaram presença no circuito de Jerez, na Espanha, para os primeiros testes da pré-temporada. Naturalmente, a curiosidade para se acompanhar as atividades na pista andaluz era grande, e também há diversos pontos a se destacar após essa primeira bateria de treinos coletivos. A liderança da Ferrari, o dia em que o brasileiro Felipe Nasr foi o mais rápido, os problemas da McLaren e a pintura da Red Bull foram alguns dos aspectos que chamaram a atenção.

Leia a matéria especial do CONTA-GIRO desta semana no GRANDE PRÊMIO.

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