Hülkenberg diz que CEO da Audi foi “fator determinante” para acerto na Fórmula 1

Piloto alemão é o primeiro escolhido para encabeçar o projeto da marca alemã, já a partir de 2025. Já o segundo piloto, ainda é um mistério

Nico Hülkenberg terá uma grande oportunidade de correr na ponta do grid da Fórmula 1 a partir de 2026, quando a Sauber passará a ser totalmente controlada pela Audi na categoria. O piloto alemão, que hoje corre pela Haas, acertou com a marca das quatro argolas um contrato plurianual para liderar o projeto a partir de 2025 — vale lembrar que, em 2026, um novo regulamento de motores entrará em vigor, o que deve embaralhar a ordem de forças do grid. E essa possibilidade só foi possível, segundo ele, graças a Andreas Seidl, CEO da Audi na F1.

“Sim​, ele ​foi um fator determinante​, uma das pessoas mais importantes da direção da Audi. Tudo passou por ele.​ Sempre ​foi muito direto e franco comigo”, disse Hülkenberg.

Como exemplo de relação respeitosa e sincera entre os dois, o piloto relembrou uma conversa com o dirigente em 2020, quando ele ainda fazia parte da McLaren. “Lembro​ de 2020,​ na pandemia, eu não tinha a certeza do que queria fazer​. Liguei para Seidl, que estava na McLaren, e perguntei se havia alguma chance para mim. Ele logo disse não e que eu não deveria ter esperanças. Agora, anos mais tarde, foi muito diferente. Nós conversamos e ele estava muito interessado em me contratar”, comemorou.

Aos 37 anos, a decisão apresenta uma interessante viagem na carreira de Hülkenberg. Após deixar o grid da F1 no fim de 2019, ao sair da Renault, e passar três anos sem vaga, retornou como um bote salva-vidas da Haas em 2022. Agora, de maneira improvável, tem chance de retornar a um time de fábrica.

Nico Hülkenberg voltou ao grid da Fórmula 1 em 2023, com a Haas (Foto: AFP)

O companheiro de Hülkenberg na Sauber, em 2025, ainda é um mistério. Carlos Sainz, principal alvo da Audi, rejeitou a proposta da equipe, de olho nos movimentos de Mercedes e Red Bull. Enquanto isso, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, hoje no time suíço, correm por fora em busca da última vaga.

“A chance de competir pela Audi é algo muito especial. Quando montadoras alemãs entram na F1com tanta determinação, é uma oportunidade única. Representar uma fábrica desse tamanho e um carro com unidade de potência feita na Alemanha é uma honra para mim”, disse o piloto, após o anúncio do acordo.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. O TL1 abre o fim de semana de pista na sexta-feira, às 13h30 [de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação sprint acontece a partir das 17h30. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.