Oitavo, Webber diz que estratégia de três paradas custou três posições no GP da Hungria

A diferença entre o líder e o vice-líder do campeonato voltou a crescer. Oitavo colocado, Mark Webber afirmou que terminaria em quinto não fosse a estratégia errada que adotou para a prova. Quem terminou em quinto, então, foi Fernando Alonso, que agora está 40 pontos a frente do australiano

Pela segunda prova consecutiva, Mark Webber terminou atrás de Fernando Alonso e viu a diferença entre ele e o espanhol na classificação do Mundial crescer. No GP da Hungria deste domingo (29), vencido por Lewis Hamilton, Webber cruzou a linha de chegada só na oitava posição, enquanto o espanhol foi o quinto. Agora, 40 pontos os separam.

A corrida começou boa para Webber, que largou em um distante 11º lugar, de pneus médios, e, com uma excelente largada, subiu para sétimo. O problema é que sem um desgaste de pneus tão elevado no Hungaroring, as ultrapassagens foram escassas, e ele se manteve ali, pensando em ganhar alguma posição nos boxes. No fim, acabou foi perdendo, e culpou a estratégia por isso.

Mark Webber ganhou posições na largada, mas terminou só em oitavo no GP da Hungria (Foto: Red Bull/Getty Images)

A tática da Red Bull foi de três pit-stops, que se provou pior do que a de fazer apenas duas horas. Webber admitiu que, na essa opção foi feita porque o time pensava que “os outros fossem ter mais problemas com o desgaste de pneus”.

“Em vários momentos nessa temporada vimos as pessoas perderem várias posições porque os pneus acabaram”, lembrou Webber. “Eu estava pensando em continuar na pista, os tempos de volta estavam bons, mas sempre é difícil prever. No fim, a estratégia não funcionou bem e perdemos três posições”, lastimou o australiano.

Seu companheiro de Red Bull, por pouco, não perdeu o quarto lugar para Fernando Alonso quando retornou à pista após seu terceiro pit-stop. Jenson Button, da McLaren, que faria duas paradas originalmente, fez três, e também se complicou. A exemplo de Webber, que caiu de quinto para oitavo, o inglês perdeu três posições, e junto dos pneus trocou o terceiro lugar pelo sexto.

No último trecho do GP da Hungria, Webber ainda iniciou uma perseguição ao brasileiro Bruno Senna, em briga que valia o sétimo lugar. “Ultrapassar é muito difícil. Você precisa que os outros caras estejam com pneus ruins e tem que andar bem no último setor da pista. Eu até era mais rápido, mas não consegui completar o serviço”, finalizou o australiano, que já venceu duas provas em 2012: o GP de Mônaco e o GP da Inglaterra.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.