Opinião GP: Fase atual da F1 permite recuperação sem esforço de Hamilton e tira brilho de atuação impecável

Lewis Hamilton fez uma grande corrida de recuperação em Interlagos e saiu de último para quarto. No entanto, a disparidade de equipamento que o britânico tinha em mãos em relação ao dos rivais fez parecer a performance de Lewis, em muitos momentos, não mais que natural

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

GP DO BRASIL DE 2017 não foi uma corrida para a história, mas teve seus momentos divertidos. No entanto, a maioria deles não passou por Lewis Hamilton, por mais que o tetracampeão tenha saído do pit-lane de Interlagos – especialmente depois do acidente bobo da classificação – para a quarta colocação em atuação inspirada.
 
Longe de Hamilton não merecer destaque pelo brilhantismo de sua atuação, acontece que a fase atual da F1, com uma disparidade gigantesca de equipamentos, permite que um piloto da Mercedes saia de último para quarto sem parecer fazer qualquer esforço.
 
Para ilustrar a situação diante desse abismo de performance entre os motores e outras peças entre os times, vale a pena recordar o desempenho de Michael Schumacher em 2006 na mesma pista paulista, quando o então piloto da Ferrari também precisou protagonizar uma prova de recuperação depois de largar em décimo e estar ainda em um duelo com Fernando Alonso pelo título daquela temporada.
 
Nos dias de hoje, é basicamente impossível imaginar que o alemão, em 2017, com o equipamento de Hamilton, faria algo parecido, travando roda, dividindo curva, passando pela grama. Simplesmente não faria. 
Lewis Hamilton saiu dos boxes para a quarta colocação no grid, mas, apesar da escalada, não teve o brilho que se esperava (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Talvez até pudesse ter conseguido um pódio nas condições de Lewis, tamanha compreensão que tinha do comportamento de pneus, do carro em si e da estratégia. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Acontece que Hamilton deixou os boxes com uma Mercedes muito bem acertada para o circuito paulistano – basta ver seus tempos de simulação de corrida na sexta-feira e também no sábado. Além disso, a esquadra alemã optou por trocar diversas peças do motor, aproveitando o incidente do treino, e ainda introduziu uma versão totalmente atualizada, possivelmente a que será usada a partir do próximo ano. Quer dizer, a superioridade técnica do W08 aliada ao talento do inglês se refletiram na plena recuperação que ele foi capaz de apresentar no circuito brasileiro. A verdade é que Lewis não teve qualquer trabalho para superar seus adversários – talvez apenas Brendon Hartley e Sergio Pérez tenham oferecido algum trabalho, mas, no mais, foi até fácil. E não é culpa do britânico, cuja capacidade não é questionada aqui.

 
Mas essa ‘facilidade’ preocupa. Hamilton terminou a corrida a 5s do vencedor Sebastian Vettel.  Sim, Lewis fez uma baita corrida. Não errou, partiu do fim para uma escalada empolgante, mas isso não gerou o brilho que deveria. E aí que está o grande problema. Por que a F1 atual não permite que um de seus maiores pilotos, depois de uma prova em que quase foi ao pódio depois de largar da última colocação, brilhe de verdade. 
 
É algo que a se pensar, especialmente em um momento que a F1 busca formas de igualar a performance técnica, baratear os custos e se tornar popular por disputas de pista reais. 
Opinião GP é o editorial do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana de automobilismo.
 

GERAÇÃO PRIVILEGIADA

F1 TEM ÓTIMA CLASSE EM 2017. E É BOM DEMAIS VÊ-LA EM AÇÃO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.