Organização troca zebras e ajusta muros em Jedá para aumentar segurança na F1 2023

Em nome de maior segurança e visibilidade aos pilotos, a Arábia Saudita modificou ainda mais o circuito de Jedá — que já foi muito criticado por sua combinação de curvas de alta velocidade, muros muito próximos e pontos cegos

A organização do GP da Arábia Saudita prepara uma série de modificações ao circuito de Jedá para o 2023 da Fórmula 1 no país. A corrida da próxima temporada está marcada para o dia 19 de março. O planejamento das mudanças, por parte da organização, aconteceu com ajuda de Hermann Tilke — o maior responsável por projetar traçados e circuitos para a categoria —, além de consultas à própria F1, FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e os pilotos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A principal mudança está nas curvas 22 e 23. Com ajuste do posicionamento da barreira de proteção e a substituição da zebra — de metal por uma chanfrada —, a intenção é reduzir a velocidade média do trecho, uma sequência esquerda-direita feita com rapidez, em 50km/h.

Faixas rígidas após a zebra — que chacoalham o carro, causando perda de tração e diminuição da velocidade — foram adicionadas nas curvas 3, 14, 19, 20 e 21. Todas as zebras de metal foram substituídas por chanfradas: curvas 4, 8, 10, 11 e 17.

Arábia Saudita sedia F1 em Jedá desde 2021 (Foto: Red Bull Content Pool)

Nas curvas 14 e 20, as barreiras de proteção também foram afastadas da pista em 7,5 e 5 metros, respectivamente. Em nome da visibilidade, os muros das curvas 8 e 10 igualmente passaram por ajustes.

Todas as modificações foram planejadas para aumentar o campo de visão dos pilotos em áreas específicas da pista — o que, consequentemente, garante maior segurança.

“A evolução do circuito em Jedá continua a todo vapor e estamos animados em adicionar essas mudanças para nossa magnífica pista — resultado de uma consulta positiva a FIA, F1 e pilotos. As últimas duas corridas aqui já tinham confirmado Jedá como a pista de rua mais veloz e empolgante do mundo — e tais modificações vão apenas adicionar mais espetáculo aos fãs”, afirmou Martin Whitaker, diretor-executivo da prova.

“É vital para qualquer circuito escutar e aprender daqueles que correm na pista e usar esse feedback para crescer e melhorar sempre. Estamos confiantes que essas mudanças vão nos levar a corridas mais rápidas, empolgantes e seguras”, completou.

O circuito de Jedá enfrentou duras críticas em 2021, quando estreou no calendário da F1, pelos níveis desnecessários de perigo. A combinação de curvas de alta velocidade, muros muito próximos e pontos cegos incomodou os pilotos — justamente por isso, a pista passou por algumas modificações já neste ano, visando questões de segurança.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.