“Pensamentos estão com afetados”: F1 reage ao adiamento do GP da Emília-Romanha

Tão logo a Fórmula 1 anunciou que o GP de Emília-Romanha deste fim de semana não será realizado como previsto, as equipes recorreram às redes sociais para manifestar apoio a decisão

As equipes da Fórmula 1 se manifestarem favoravelmente à decisão de não seguir adiante com o GP da Emília-Romanha previsto para este fim de semana. A medida foi anunciada na esteira das fortes chuvas e inundações que atingem a região.

Na manhã desta quinta-feira (17), a F1 anunciou o adiamento da corrida e manifestou apoio à comunidade.

O paddock de Ímola, completamente alagado após as chuvas que assolaram o norte da Itália (Foto: Twitter/Steffen Dietz)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“A F1 quer mandar seu apoio às comunidades e pessoas atingidas pelos recentes acontecimentos na região da Emília-Romanha. Também estamos à disposição para trabalhar com os serviços emergenciais, que estão fazendo tudo para ajudar aqueles que mais precisam neste momento”, diz o comunicado oficial da categoria. “Conforme as discussões entre F1, o presidente da FIA, os ministros, o presidente do Clube de Automobilismo da Itália, presidente e prefeito da região da Emília-Romanha, decidimos não proceder com o GP da Emília-Romanha neste fim de semana”, continuou.

“A decisão foi tomada porque não é possível garantir segurança aos nossos fãs, às equipes e a todos que trabalham no evento. É a coisa certa e mais responsável a se fazer em vista das situações que as cidades da região estão enfrentando. Não seria certo colocar ainda mais pressão nas autoridades e serviços emergenciais neste momento tão difícil”, encerrou.

Pelo Twitter, a Alpine foi uma das primeiras equipes que se manifestaram.

“A Alpine apoia completamente a decisão tomada pela F1 de não seguir adiante com o GP da Emília-Romanha de 2023”, escreveu a Alpine no Twitter. “Nossos pensamentos estão com aqueles impactados pelas atuais inundações na região da Emília-Romanha”, completou.

A Williams também se manifestou a favor da decisão de não correr em Ímola no fim de semana.

“Foi tomada a decisão de não seguir adiante com o GP deste fim de semana, em Ímola. Nossos pensamentos estão com aqueles afetados pelas inundações na região”, declarou.

A Haas seguiu a mesma linha e manifestou apoio aos afetados pela emergência climática.

“Não vamos correr em Ímola neste fim de semana. Nossos pensamentos estão com as pessoas afetadas pelas fortes chuvas e inundações na região da Emília-Romanha”, falou.

Depois, a equipe divulgou um comunicado maior, manifestando solidariedade e agradecendo os socorristas.

“O pensamento de toda a nossa equipe está totalmente com as pessoas afetadas pelas inundações na região de Emília-Romanha — muitos dos nossos integrantes de pista já viram pessoalmente o impacto que isso está tendo nas pessoas desta área. Apoiamos totalmente a decisão da F1 e da FIA de não seguir adiante com o GP da Emília-Romanha deste fim de semana. Vamos seguir mantendo a comunidade local em mente. A segurança deles é prioritária e nós expressamos nosso agradecimento às autoridades e serviços de emergência na região pelo esforço incansável neste momento desafiador”, manifestou a Haas.

Nico Hülkenberg foi um dos primeiros pilotos a se manifestar após o anúncio de que a corrida não será realizada.

“O fim de semana em Ímola, infelizmente, está cancelado, mas, muito mais importante agora: realmente espero que todas as pessoas que vivem na região de Emília-Romanha fiquem seguras nos próximos dias”, torceu.

Lando Norris afirmou que, ainda que ame correr, a segurança das pessoas é prioritária.

“Amo correr, mas a segurança de todos é mais importante. Lamento por todos fãs. Voltaremos a Ímola. Fiquem seguros”, escreveu.

A Red Bull foi mais uma que apoiou a decisão e manifestou solidariedade também com as equipes de resgate.

“Depois da forte chuva que afetou a região norte da tália, apoiamos a decisão da F1 de não seguir adiante com o GP em Ímola neste fim de semana. A segurança de todos os envolvimentos e da região é primordial e tem de ser prioridade”, escreveu a Red Bull. “Nossos pensamentos estão com os afetados pelas inundações na Emília-Romanha e com as equipes de emergência trabalhando na região neste momento de dificuldade”, acrescentou.

Presidente da Federação de Automobilismo da Itália, Angelo Sticchi Damiani afirmou que a corrida foi cancelada e não apenas adiada.

“O GP em Ímola está cancelado. 99% de chance de ser reagendado par 2026, depois da extensão do contrato”, declarou Damiani.

“Meus pensamentos estão com aqueles afetados pelas inundações na região de Emília-Romanha. Lamento por todos os fãs por não podermos competir. Estou ansioso para a minha primeira corrida em Ímola no futuro. Fiquem seguros”, escreveu Oscar Piastri.

Chefão da Fórmula 1, Stefano Domenicali cresceu em Emília-Romanha e classificou a situação atual como “tragédia imensa”.

“É uma tragédia imensa ver o que está acontecendo com Ímola e a região da Emília-Romanha, onde eu cresci. Meus pensamentos e orações estão com as vítimas das enchentes e famílias das comunidades afetadas”, falou Domenicali.

“Todos os meus pensamentos e orações com as pessoas da região da Emília-Romanha, na Itália. Não vamos correr lá neste fim de semana, mas espero que possamos voltar em breve. Por favor, fiquem em segurança”, disse Sergio Pérez.

“A Mercedes apoia totalmente a decisão da Fórmula 1, da FIA, dos promotores da corrida e das autoridades locais de não seguir adiante com o fim de semana do GP da Emília-Romanha”, disse a Mercedes em uma nota. “A segurança das pessoas na região da Emília-Romanha deve ser prioridade, além de permitir que as autoridade locais e serviços de emergência sigam com o trabalho vital de ajudar aqueles que precisam”, seguiu.

“Nossos pensamentos estão com as vítimas, família e comunidades afetadas pelas inundações na região”, completou.

Lewis Hamilton se manifestou pelo Instagram (Foto: Reprodução)

“Espero que todos na Emília-Romanha possam ficar em segurança e cuidar uns dos outros neste momento”, escreveu Lewis Hamilton no Instagram. “Pensamentos estão com os afetados por esta tragédia e os incríveis serviços de emergência trabalhando no local”, seguiu.

“Sei que todos entendem que a segurança vem em primeiro lugar. Mal posso esperar para ver todos vocês na próxima corrida”, encerrou.

A Aston Martin também se pronunciou. Em um trecho, a equipe foi ao encontro das demais: “A segurança de nossos fãs e estafe é primordial. Nossos pensamentos estão com todos os afetados pelas fortes chuvas”.

George Russell, Charles Leclerc e Oscar Piastri também lamentaram os acontecimentos e priorizaram a segurança.

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur manifestou apoio e lamentou a situação da Emília-Romanha.

“Apoiamos totalmente a decisão da Fórmula 1 e da FIA de cancelar o GP em Ímola”, disse Vasseur. “Ainda que seja nossa corrida de casa e, portanto, ainda mais importante para nós, a prioridade principal no momento tem de ser a segurança de todos aqueles que vivem e trabalham nas áreas afetadas”, seguiu.

“Em nome de todos que trabalham na Scuderia Ferrari, gostaria de expressar nossa mais profunda simpatia a todos os afetados por essa terrível tragédia. Emília-Romanha é a nossa casa e é de partir o coração ver o que as pessoas estão passando no momento”, encerrou.

Antes do anúncio, Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro da Itália e ministro da Infraestrutura já tinha manifestado a defesa pelo adiamento da prova, por considerar que era momento de focar no resgate aos afetados.

De acordo com a agência de notícias Reuters, as autoridades de Emília–Romanha confirmaram que três corpos foram encontrados nas cidades de Forli, Cesena e Cesenatico. 14 rios transbordaram na região, obrigando moradores a subirem nos telhados dos prédios, como aconteceu em Cesena, onde bombeiros fizeram resgates usando helicópteros e botes.

No início de maio, a região de Emília-Romanha já tinha sido afetada por fortes chuvas, que deixaram o saldo de pelo menos dois mortos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.